Braga

Braga. Beber no S. João pode ajudar uma família a reconstruir a habitação

Partilhe esta notícia!

De entre os vários stands de bebida disponíveis em vários pontos da cidade de Braga durante o São João, existem três que refletem uma causa social, sendo que um pertence à associação Habitat for Humanity Portugal, que se dedica à ajudar famílias que procuram ter uma habitação condigna mas não têm condições financeiras para tal.

Em plena Praça da República, junto à Arcada, Alfredo Machado e Ida Sousa, da direção da Habitat, servem cervejas, cidras, águas e sumos a quem passa. O valor angariado com a venda reverte na íntegra para a associação, que utilizará o dinheiro para comprar materiais necessários para requalificar as habitações, como é o caso da casa da família Pinheiro, na Lage.

Ao Semanário V, Ida Sousa revela que este ano foi esta associação escolhida pela primeira vez, pela Associação de Festas de São João, para integrar um ponto de venda, onde não lhes é cobrado qualquer valor e deixa o convite para, ao consumirem, darem preferência pelos stands de apoio solidário.

A Habitat for Humanity tem uma conta onde o dinheiro guardado serve para despesas da associação nas casas a requalificar. Por vezes, empresas doam materiais, mas a grande, na maior parte do tempo, é necessária a compra por parte da Habitat. Já a mão de obra é completamente gratuita, com recurso a uma vasta rede de voluntários internacionais que trocam as suas férias por voluntariado noutros países.

Em Vila Verde, a Habitat já requalificou três habitações e encontram-se duas requalificações a decorrer atualmente.

Comentários

topo