Destaque

Nas freguesias de Vila Verde ainda se “roubam” vasos pelo S. João

Partilhe esta notícia!

A tradição é antiga mas há freguesias que não a deixam morrer. Pela noitada de São João, os jovens solteiros aproveitavam a calada da noite para “roubar” vasos na casa das raparigas solteiras, colocando-os depois em local público da freguesia, como os adros das igrejas ou junto aos fontanários.

Embora hoje em dia já não se aplique para o mesmo efeito, a tradição ainda resiste em algumas freguesias do concelho de Vila Verde, e esta madrugada houve muita atividade noturna para esta tradição dos santos populares.

Na freguesia de Aboim da Nóbrega, alguns vasos foram mudados de sítio, desde as habitações até ao adro da igreja. Embora tenha sido em menor número relativamente ao ano transacto, a “recolha” ainda rendeu perto de duas dezenas de vasos, cadeiras, e até uma betoneira.

Adro da igreja de Aboim da Nóbrega / FAS /Semanário V

Já em Prado São Miguel, os objetos desviados passam pelos tradicionais vasos, mas também por pneus, bancos de jardim, e até placas informativas de agentes imobiliários. Tudo em nome da tradição e serviram para construir uma “rotunda” improvisada no acesso principal ao interior da freguesia.

Prado S. Miguel (c) FAS / Semanário V

Comentários

topo