Braga Cultura

Feira do Livro leva cultura ao centro de Braga até 14 de julho

Foto: Sérgio Freitas
Redação
Escrito por Redação

As biografias são o tema central da edição 2019 da Feira do Livro de Braga que se realiza entre os dias 28 de junho a 14 de julho. A ‘Avenida Literária’, composta pelas ruas Dr. Justino Cruz, Rua Francisco Sanches e Largo S. João do Souto, volta a ser a aposta da organização do certame que tem como mecenas cultural a dst.

Treze editoras distribuídas por 26 stands integram a edição deste ano que inclui mais de 30 apresentações de livros/revistas, 12 tertúlias/conversas, mais de uma dezena de atividades para o público infanto-juvenil, sessões de cinema e exposições. À semelhança dos anos anteriores, o programa da Feira do Livro funde-se com o Mimarte – Festival de Teatro de Braga que levará onze espetáculos à Praça Municipal.

A abertura oficial da Feira do Livro está marcada para esta sexta-feira, 28 de junho, às 18h30, com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Para a vereadora da Cultura, Lídia Dias, a Feira do Livro será um momento único de partilha do melhor que se faz em Portugal na área da literatura. “Esta será a oportunidade para os bracarenses e todos quantos nos visitam nesta altura do ano, para desfrutar de momentos únicos de cultura, conhecimento e aprendizagem”, referiu Lídia Dias na apresentação do certame que decorreu esta terça-feira, 25 de junho.

Segundo Lídia Dias, a Feira do Livro 2019 conta com a colaboração de inúmeras associações e entidades culturais do concelho, destacando o papel do mecenas cultural do evento que, mais uma vez, realiza a Gala dst na qual será atribuído o Grande Prémio de Literatura.

O Grande Prémio de Literatura dst comemora este ano a 24.ª edição, sendo uma das mais relevantes distinções na área das Letras em Portugal. Este ano o prémio será atribuído à escritora Lídia Jorge. A gala deste ano, marcada para o dia 28 de junho, às 21h30, no Theatro Circo, ficará também marcada pelo espetáculo ‘Elas e o Jazz’.

Tendo em conta a temática do certame, estão previstas entrevistas e conversas com Viriato Soromenho-Marques, António Carlos Cortez, Pedro Mexia, Nuno Júdice, José Pacheco Pereira (acerca do Ephemera) e Lídia Jorge (vencedora do Prémio de Literatura dst).

Este ano e pela primeira vez, os expositores terão à disposição sacos de papel personalizados.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação