Braga

Ex-presidente da InvestBraga nomeado para o Conselho Europeu de Inovação

Partilhe esta notícia!

Oito meses depois de ter cessado funções como presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira regressa à vida pública, ao ser nomeado pela Comissão Europeia para o conselho consultivo do Conselho Europeu de Inovação, anunciou Carlos Moedas, comissário europeu da investigação, ciência e inovação.

Em comunicado, Carlos Moedas refere que Carlos Oliveira passa a integrar uma equipa destinada “a converter ciência em novas oportunidades de negócio e acelerar o crescimento das empresas inovadoras”.

Carlos Oliveira foi secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação do governo de Passos Coelhos (PSD) e ocupou durante cinco anos o cargo de presidente da InvestBraga, tendo saído em outubro de 2018, logo após a inauguração do Forum Braga. Atualmente, é também presidente executivo da Fundação José Neves.

“Carlos Oliveira esteve envolvido na criação do CEI desde a primeira hora”, refere o comunicado assinado por Carlos Moedas, acrescentando que “a sua presença nesta nova fase do CEI e a sua vasta experiência empresarial serão cruciais para dar continuidade a este trabalho e respondermos aos desafios do financiamento de que carece o ecossistema da inovação”.

Carlos Oliveira, em comunicado citado pela agência Lusa, diz ser “um prazer e uma enorme responsabilidade fazer parte do Conselho Consultivo do Conselho Europeu de Inovação e participar na definição do futuro da inovação na Europa”.

“Acredito que a inovação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da Europa e espero que este organismo possa contribuir para uma mudança no ecossistema empreendedor e inovador e que permita à Europa voltar a assumir a liderança mundial no que diz respeito à inovação”, acrescenta.

No ano de 2000, Carlos Oliveira fundou a MobiComp, uma startup de serviços móveis, acabando por vender a mesma à Miscrosoft, recebendo um valor avultado pela compra.

Comentários

topo