Braga

Cinco voluntários compõe ULPC de Pedralva para assegurar intervenção em incêndios

Fernando André Silva

Cinco voluntários da freguesia de Pedralva, no concelho de Braga, compõe a nova Unidade Local de Proteção Civil (ULPC) daquela freguesia, sendo a primeira que foi dotada com uma viatura ligeira e equipamento para primeira intervenção até à chegada dos meios de combate a incêndios [Bombeiros, Sapadores, GIPS, FEB, etc].

A apresentação da nova equipa, assim como da viatura, decorreu este sábado, com presença do responsável pela Proteção Civil do concelho, o vereador Firmino Marques. Contou ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Braga que estiveram no terreno com dez operacionais bombeiros e três viaturas.

Para além do equipamento, estes voluntários são ainda abrangidos por um seguro de acidentes pessoais, para além de terem recebido formação específica para as primeiras intervenções em incêndios florestais.

De acordo com Firmino Marques, “este é o caminho a seguir”. “Se tivermos na área geográfica do Concelho este tipo de equipas, o trabalho de prevenção e a resposta a um incêndio será mais eficaz”, referiu, indicando que a REN ofereceu a nova viatura.

“A viatura é determinante para que esta Unidade funcione e apelamos, não só à REN mas também à EDP que, no caso de renovação das suas frotas, possam sempre que possível disponibilizar este tipo de viaturas que são importantíssimas para este trabalho”, acrescentou.

O concelho de Braga dispõe já de seis ULPC, nomeadamente Pedralva, S. Victor, Arentim/Cunha, Sobreposta, Nogueira/Fraião/Lamaçães e Espinho.

De acordo com o município, estas unidades “têm como missão apoiar e executar a política local, nomeadamente na prevenção de acidentes graves ou catástrofes, promovendo a proteção e socorro das populações, dos bens e do património da freguesia em que se inserem”.

Estas unidades são lideradas pelos presidentes de Junta, que asseguram a articulação permanente com o serviço municipal de Proteção Civil.

Partilhe esta notícia!

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista