Vila Verde

Cultura. Cabanelas recebe festival luso-galaico de Folclore

Foto: Mariana Gomes / Semanário V
Fernando André Silva

A freguesia de Cabanelas, em Vila Verde, vai ser palco de um dos maiores eventos de folclore da região envolvendo ranchos portugueses e galegos, no próximo sábado, dia 6 de julho.

Com organização do Rancho Folclórico de Santa Eulália de Cabanelas, este evento, que vai na XIX edição, conta com cinco grupos que “trazem até Cabanelas um leque diversificado de danças, cantares e trajes”, segundo conta ao Semanário V o presidente da associação.

De acordo com Nuno Queirós, este é também “um momento de convívio e partilha entre os grupos que, de longe, vêm confraternizar” com o rancho de Cabanelas. O dirigente daquela associação aponta ainda que este evento “é o maior organizado” por aquela associação dedicada ao folclore.

Nuno Queirós reforça que existem 400 cadeiras para que o público possa usufruir deste espetáculo cultural levado a cabo no adro da Igreja Paroquial de Cabanelas.

“Estas cadeiras são disponibilizadas para quem nos visita se deliciar com o melhor que os grupos tem para nos oferecer relativamente às suas culturas “, adianta a mesma fonte.

De acordo com o programação deste evento, a partir das 18 horas, dá-se a receção aos grupos participantes, havendo depois um convívio entre todos os grupos. A partir das 20h30 é esperado um desfile dos grupos com o início do festival a dar-se pelas 21 horas.

De Espanha, chega o grupo Xamairana Grupo de Baile, vindos de La Guardia, na Galiza. De Portugal, deslocam-se até Cabanelas o Rancho Folclórico Santa Maria de Lamoso [Paços de Ferreira], Grupo Folclórico Identidade Lusa [Oliveira do Bairro] e o Rancho Folclórico da Associação Sociocultural e Desportiva de Paradela Valdozende [Terras de Bouro]. Para além destes, também o Rancho Folclórico de Santa Eulália de Cabanelas participa no festival.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista