Amares Ambiente

Cerca de 30 pessoas recolheram 300 kg de lixo das margens do Rio Cávado

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Um total de cerca de 30 pessoas participou, no passado sábado, na ação de limpeza das margens do Rio Cávado, na qual foram recolhidos cerca de 300 quilos de lixo.

Trata-se da primeira edição do Ecoplogging de Amares, organizada pelo Município de Amares, em parceria com a Junta de Freguesia de Ferreiros, Prozelo e Besteiros.

Esta iniciativa combinou a atividade física com a recolha de lixo durante o percurso de cerca de 6 quilómetros, com ínicio na Zona de Lazer da Ombra, em Ferreiros, e término no Lugar de Ancede, em Prozelo.

Criada a partir da combinação das palavras inglesa jogging (corrida) e da palavra sueca plocka upp (apanhar), o plogging é a nova tendência mundial de fitness, que traz benefícios ao meio ambiente e à sociedade, combinando o desporto com a causa ambiental.

O vereador do Ambiente do Município, Vítor Ribeiro, explica que a Câmara de Amares “adotou este conceito cujo principal objetivo é o de sensibilizar a população em geral para a importância da preservação e proteção das nossas margens dos rios. É preciso tomarmos medidas em prol do ambiente e esses são gestos que devem partir de cada um”.

“Para além da sensibilização, este evento também pretendeu dar a conhecer um pouco mais sobre os cerca de 30km das margens do rio Cávado e do rio Homem. Esta primeira edição foi um sucesso. Participaram mais de 30 voluntários de todas as idades e ao todo retiramos deste ecossistema do Rio Cávado mais de 300 kg de lixo, ao mesmo tempo que usufruímos de uma manhã de convívio e de partilha de ideias, e apreciámos uma paisagem escondida”, concluiu o vereador.

O segundo Ecoplogging terá lugar no próximo dia 7 de julho, em Figueiredo. Esta ação insere-se na iniciativa Ecoriver, um evento de cariz ambiental organizado em parceria com a Junta da União de Freguesias de Amares e Figueiredo.

Estão ainda programados outros dois ecoplogging´s. O primeiro no dia 21 de julho, inserido no Green Sunset, em Barreiros, e outro no dia 4 de agosto, no BlueDay, em Fiscal, na Zona de Lazer dos Moinhos. Segundo o Município, está também previsto um evento de sensibilização ambiental dedicado às crianças que estão a participar nas férias desportivas do concelho.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista