Braga

Bom Jesus de Braga já é património mundial da UNESCO

Partilhe esta notícia!

O Bom Jesus de Braga acaba de entrar para a lista da UNESCO, depois de receber, este domingo, a classificação de património cultural mundial da UNESCO. A reunião do comité da organização está a decorrer em Baku, no Azerbaijão.

O monumento bracarense é uma das “36 indicações para inscrição na Lista do Património Mundial”, que estão a ser avaliadas na 43.ª Sessão do Comité do Património, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a decorrer em Baku, no Azerbaijão até 10 de julho.

O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, é, desde 1970, um imóvel de interesse público, constituído por uma igreja, uma escadaria, uma área de mata e um funicular.

O Brasil abriu a discussão e defendeu que o Bom Jesus cumpre todos os critérios para ser integrado na lista e referiu que o monumento serviu de inspiração para o complexo do Bom Jesus de Congonhas, no Brasil, que já faz parte da lista da UNESCO.

Também Sampaio da Nóvoa lembrou que se trata de um “lugar extraordinário de pessoas, de tolerância, de paz”, e que, apesar de ser “um bem com raízes profundas na comunidade local”, é um espaço aberto a todos, ao mundo.

Também o Palácio Nacional de Mafra foi classificado como património Mundial, esta manhã.

Portugal contava até aqui com 15 locais classificados como património mundial da UNESCO em território nacional, sendo que 11 constituem património mundial de origem portuguesa no mundo.

 

Comentários

topo