Vila Verde

Cabanelas foi palco do Festival de Folclore Luso-Galaico

Foto: Luís Ribeiro
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

A freguesia de Cabanelas, em Vila Verde, foi palco de um dos maiores eventos de folclore da região, que envolveu ranchos portugueses e galegos, na passada noite de sábado, dia 6 de julho.

Com organização do Rancho Folclórico de Santa Eulália de Cabanelas, este evento, que vai na XIX edição, contou com cinco grupos e “largas centenas de pessoas”, contou o presidente do Rancho da freguesia, Nuno Queirós.

O dirigente adiantou que o evento “correu lindamente, recebeu muita gente, largas centenas, o ambiente foi muito agradável, o espaço e o tempo ajudou e o público apareceu”.

Com um total de cinco grupos, que atuaram 25 minutos cada, o evento durou desde as 21h até à meia noite e meia. O público usufruiu de 400 lugares sentados no adro da Igreja Paroquial de Cabanelas.

De acordo com o programação deste evento, a partir das 18 horas, foram recebidos os grupos participantes.. A partir das 20h30 realizou-se um desfile dos grupos com o início do festival a dar-se pelas 21 horas.

De Espanha, chegou o grupo Xamairana Grupo de Baile, vindos de La Guardia, na Galiza. De Portugal, deslocaram-se até Cabanelas o Rancho Folclórico Santa Maria de Lamoso [Paços de Ferreira], Grupo Folclórico Identidade Lusa [Oliveira do Bairro] e o Rancho Folclórico da Associação Sociocultural e Desportiva de Paradela Valdozende [Terras de Bouro]. Para além destes, também o Rancho Folclórico de Santa Eulália de Cabanelas participou no festival.

A apresentação ficou a cargo o mestre José Machado e o espetáculo contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, do presidente da Junta, do Pároco e da Associação de Folclórico.

Este evento é realizado de dois em dois anos pelo Rancho Santa Eulália de Cabanelas.

Fotos: Luís Ribeiro

 

 

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista

Deixar um comentário