Braga Destaque

Letra abre novo bar em Braga que funciona como biblioteca comunitária

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Ler um livro enquanto bebe uma cerveja artesanal já é possível no centro histórico da cidade dos arcebispos. A Letraria – Craft Beer Library é o novo bar em Braga, que abriu portas na passada sexta-feira, 5 de julho, junto à Sé de Braga.

No centro histórico da cidade, a marca Letra tem mais de 150 cervejas artesanais para experimentar e centenas de livros para ler. Este é o novo conceito do bar, “trata-se de uma biblioteca comunitária, onde os clientes podem ler um livro enquanto bebem uma cerveja”, explicou o responsável pelo espaço na inauguração da Letraria.

O novo espaço em Braga incorpora várias pratelerias, que vão ficando compostas conforme as ofertas de livros pelos apreciadores de cerveja. No dia da inauguração, o bar ofereceu uma garrafa de cerveja por cada livro doado, como forma de incentivar à oferta de livros, para preencher as prateleiras.

Esta livraria comunitária permite também aos clientes levar um livro para ler e devolver uma semana depois.

No balcão estão 23 torneiras com as diversas cervejas, mas o bar conta, ainda, com petiscos para acompanhar a bebida, como tábuas de queijos, tostas e enchidos. A Letraria – Craft Beer Library também serve refeições, como pregos no pão.

Foto: Mariana Gomes

 

Além de um conceito inovador, como é o de uma livraria comunitária incorporada num bar, a Letraria – Craft Beer Library oferece ainda outra novidade com a realização de brunches ao domingo. O “Brunch” é uma refeição que combina o pequeno-almoço (breakfast em inglês), com o almoço (Lunch em inglês).

O primeiro bar abriu em Vila Verde, em 2015, mas o nome espalhou-se até ao Porto, onde existe o Letra Craft Beer Garden. Agora, Braga é o terceiro espaço escolhido para alargar o conceito da cerveja artesanal. Este novo bar conta com algumas cervejas produzidas em Vila Verde, onde se localiza a fábrica da Letra, mas também oferece outras sugestões de cervejas nacionais e internacionais.

Francisco Pereira e Filipe Macieira são os nomes dos responsáveis que fizeram nascer a Cerveja Letra, em 2013, na Universidade do Minho.

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista