Braga

Braga é o único Município no país a integrar projeto inovador de (re)descoberta do património a partir da escola

Redação
Escrito por Redação

O Município de Braga integra o projeto da Comissão Europeia ouRoute-Citizen Cultural Heritage, juntamente com o centro INOVA+, a Casa do Professor e o Agrupamento de Escolas Francisco Sanches.

Este é um projeto que coloca o Património como área a abordar em contexto escolar e desafia os alunos a tornarem-se embaixadores do Património das suas cidades. Nesse sentido, o projeto potencia o intercâmbio entre os países envolvidos (Portugal, Espanha, Itália e Polónia).

Os alunos serão chamados a explorar e conhecer o Património Local por via de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, sendo que um dos trabalhos finais será uma videografia sobre os vários pontos de interesse patrimonial da cidade.

O projeto arrancou em janeiro e teve agora a segunda iniciativa no CESIE | European Centre for Studies and Iniciative, sedeado em Palermo.

Com implementação numa turma do 6º ano e em duas turmas do 7º do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches, este projeto terá “um plano de ação assente numa abordagem colaborativa que visa a capacitação de jovens para a proteção e promoção dos valores europeus, assim como ajudará a formar cidadãos embaixadores do património cultural intangível”, refere Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga.

Tratando-se de um projeto trianual, a sua linha temporal de atuação decorrerá durante os próximos dois anos letivos.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação