Braga

Nova Arcada recebe exposição de artes plásticas do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda

Redação
Escrito por Redação

O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda inaugurou a exposição RecriARTE, no espaço Nova Arcada, no passado dia 9 de julho.

Esta exposição estará patente neste espaço até ao dia 31 de julho e conta com uma mostra de trabalhos de artes plásticas desenvolvidos pelos alunos do agrupamento durante o ano letivo.

Desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, o RecriARTE consiste num projeto de recriação de obras de grandes mestres da pintura em suportes de grandes dimensões, sendo o dia do agrupamento o auge deste projeto com a pintura de cubos de diferentes dimensões.

Cada uma das escolas do agrupamento teve à sua disposição um cubo de madeira – num total de 13 – e a cada cubo foi associado um pintor, cada face foi pintada pelos alunos com obras emblemáticas desse artista.

Através da pintura, os alunos têm a oportunidade de explorar a linguagem artística e técnica de diferentes correntes de arte e, ao mesmo tempo, conhecer e valorizar o património cultural.

Este projeto tem também como objetivos dar a conhecer artistas e obras de arte de renome mundial, contribuir para o desenvolvimento da expressão plástica, incentivar a criatividade e a cooperação e promover a sensibilidade, a afetividade e a imaginação.

Esta exposição conta, ainda, com os trabalhos de expressão plástica desenvolvidos nas AEC’s pelo 1.º Ciclo. O trabalho desenvolvido na área da Expressão Plástica das Atividades de Enriquecimento Curricular do Agrupamento, dinamizadas pela Cooperativa de Ensino Artístico – CEA, assentou no projeto aglutinador com a temática “Por um mundo melhor”.

Neste sentido, acreditando no poder formativo das artes, nesta área foram criadas uma série de telas que exploraram várias linguagens e técnicas.

A abertura oficial da exposição contou com representantes do agrupamento, do município, do Centro Comercial Nova Arcada e da Cooperativa de Ensino Artístico – CEA, parceira do agrupamento.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação