Braga Destaque

Equipa da PSP de Braga passa a deslocar-se em motociclos para diminuir o tempo de resposta

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O Comando Distrital de Braga da PSP implementou um novo modelo no combate à criminalidade, em particular à criminalidade violenta e grave.

Com o objetivo de garantir uma resposta rápida e eficaz em ocorrências criminais, nomeadamente a roubos, os operacionais vão deslocar-se em motociclos.

Isto permitirá uma maior mobilidade em ambiente urbano que promove uma ação mais dinâmica, com a finalidade de diminuir o tempo de resposta, inviabilizar a prática de ilícitos criminais e neutralizar as figas de suspeitos.

Este novo modelo passa pela constituição de equipas operacionais que se deslocam em motociclos, evitando congestionamentos e facilitando a mobilidade em vias com larguras reduzidas.

Segundo a PSP, “estas equipas contribuem para operacionalizar e dar corpo aos conceitos de Polícia Integral e Segurança Just in Time (JITS), aliando uma elevada capacidade operacional, marcada pelo efeito dissuasor, rapidez e versatilidade, à forte componente de visibilidade policial”.

Com a criação das EPRI’s, que trabalharão a partir de hoje em toda a área de responsabilidade da PSP
no distrito de Braga, o objetivo passa por aumentar a facilidade de deslocação, aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos e das comunidades, reforçar a resposta policial nas áreas mais problemáticas e em relação a fenómenos criminais mais graves e responder a ocorrências que comportem graus de ameaça ou níveis elevados de risco.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista