Braga Destaque

À Conversa com… Jorge Flandres e Rui Almeida, Personal Coaches

Andreia Santos
Escrito por Andreia Santos

“Trabalhamos com as pessoas e para as pessoas”

Eram 8h e 1m da manhã quando esta conversa começou… assim são os horários dos dois Personal Coaches do EVAN PT’s com quem falei, o Jorge e o Rui. Fomos rápidos, com foco!

Andreia Santos: Como se definiriam?

Jorge Flandres: Motivado pelas minhas paixões quer profissionalmente, quer nas questões mais pessoais. Metódico, pragmático.

Rui Almeida: Trabalhador, determinado e criativo.

A.S.: E o que é que os outros dizem de vocês?

  1. F.: Pergunta complicada (risos)… Espero que me definam da mesma forma…
  2. A.: Que inspiro a procurar e atingir metas.

A.S.: São uma Super Team… o que é o EVAN PT´s?

R.A.: Temos uma visão diferente dos habituais ginásios e health clubs. Temos o objectivo de educar anatomicamente, a vertente alimentar e a mental,  de favorecer qualidade de vida do atleta e contribuir para a sua independência, dando-lhe a conhecer o que faz bem e o que faz mal.

A.S.: O que vos fez começar?

J.F.: A forte paixão que temos pela actividade profissional que desenvolvemos. Acreditar que somos capazes de fazer mais e melhor. Uma visão conjunta sobre a melhor forma de levar à prática o que sabemos.

A.S.: Este projecto promove saúde a nível empresarial… As pessoas andam saudáveis?

R.A.: Creio que vivemos numa sociedade sem equilíbrio financeiro: trabalhamos muitas horas, os produtos alimentares são caros, as pessoas têm pouco tempo para treinar e cozinhar… mentalmente este ritmo relega a qualidade de vida para a última opção…

J.F.: O EVAN@WORK pretende ajudar as organizações no domínio do bem-estar. Ainda são poucas as empresas com uma preocupação real com os seus R.H. Acreditamos que as pessoas saudáveis criam e desenvolvem empresas saudáveis. Temos princípios através dos quais agimos nas organizações.

A.S.: E têm princípios no trabalho individual… passaram de PT´s a PC´s…

R.A.: A parte educacional requer este acompanhamento dentro e fora do treino.

J.F.: A nossa abordagem pretende ser global encarando cada pessoa como um todo. Pretendemos que quem nos procura encontre não só um treinador, mas um formador consciente que reeduca, motiva, centrado na saúde do seu aluno…

Jorge Flandres @ EVAN PT’s

A.S.: Caracterizem-me a equipa…

J.F.: Temos uma equipa altamente especializada e multidisciplinar…

R.A.: Personal Coaches, Fisioterapia, Nutrição, Coaching…

J.F.: Psicologia, Atividade física na Gravidez.

A.S.: O que é que ainda falta fazer?

R.A.: Mudar mentalidades, criar hábitos diferentes dos incutidos socialmente.

J.F.: Falta sempre fazer algo… tentamos dar a nossa melhor resposta e partir das necessidades dos nossos clientes que são diversas e se vão alterando e isso requer a nossa adaptação.

A.S.: A nível pessoal o que vos falta fazer?

J.F.: Falta-me ser melhor, sempre melhor…melhor pessoa, melhor pai, melhor amigo, melhor profissional…

A.S.: Curiosa a ordem por que colocas a exigência de melhorar… sendo importante o trabalho está no fim…

J.F.: Tenho prioridades à frente do trabalho.

R.A.: Estou agradecido por ter mudado a vida de muita gente… isso para mim é tudo… a vida dá-me tudo para poder continuar a ajudar…

A.S.: És grato…

R.A.: Sim.

A.S.: Há muita obsessão com perda de peso… Que sugestões dariam?

R.A.: Procura alguém especializado…

J.F.: Define objectivos exequíveis, com compromisso…. São as pequenas coisas que nos definem… Se aquilo que se repete mais no meu dia são as refeições desproporcionais, sem horários… o mais certo é que o nosso corpo, mente, saúde acabe por reflectir isso mesmo.

R.A.: Aprender com alguém especializado o porquê das coisas vai ajudar a criar um estilo de vida saudável e não temporário…

J.F.: Venham ter connosco (risos)…

A.S.: Quais são os clientes mais exigentes?

  1. F.: Aqueles em que terás que intervir em mais que uma área, que não possuem ferramentas para a mudança apesar da vontade.

R.A.: É relativo porque fácil é quando nos ouvem e fazem tudo sem rejeitar ou recusar a fazer, mas também são exigentes, disciplinados…

A.S.: O que fazem para além de trabalhar? (risos)

R.A.: Estar com família, treino, estou com amigos, ler…

A.S.: Sei que leste o Goleman…

R.A.: Sim, a inteligência emocional interessa-me. E Recomendo.

J.F.: Dedico-me à minha família, aos amigos, ao meu treino e tento aproveitar cada momento ao máximo. Tenho consciência de que o tempo passa.

A.S.: Compreendo que para além de trabalho, terão muita complementaridade de outros interesses. O que vos preocupa no mundo?

J.F.: A obesidade crescente, a falta de escrúpulos da indústria alimentar e a falta de formação no que se refere a hábitos de vida saudáveis desde cedo… a poluição, o legado que vamos deixar aos nossos filhos…

R.A.: Em relação a isso, até mudaria alguns conteúdos educacionais para que saibamos lidar com a realidade do descanso, da alimentação, da actividade física.

A.S.: O que vos inspira?

R.A.: Melhorar a qualidade de vida das pessoas.

J.F.: A vontade de aprender e o feedback de quem nos conhece.

A.S.: O que diriam a quem ainda não vos visitou?

R.A.: Venham conhecer algo diferente e adaptado à tua necessidade. A informação que encontras não será por vezes a melhor para ti e nós orientamos e ensinamos o melhor para ti.

J.F.: As pessoas são a razão de ser da nossa existência e é nelas que depositamos todo o nosso esforço e competência… trabalhamos com elas e para elas.

Os dois mentores deste projecto são diferentes na forma de estar. Avalio isso e escuto falar sobre eles. Há um denominador comum nestas opiniões, a qualidade. A integridade do carácter destes senhores que tanto admiro. Agradeço-lhes a disponibilidade e o exemplo.

O Jorge tem 37 anos e é natural de Viana do Castelo. Desde os três anos que treina e desenvolve atividades  atléticas. Tem Licenciatura em Desporto e inúmeras experiências profissionais na área. O Rui tem 31 anos e é de Braga. Tem Mestrado em Ed. Física e Desporto e é certificado no Dubai em International Personal Training. Os dois são amigos e companheiros desta luta e eu tenho orgulho deles.

 

Comentários

Acerca do autor

Andreia Santos

Andreia Santos

Psicóloga Clínica e da Saúde Formadora Profissional

Deixar um comentário