André Almeida Opinião

Opinião. Tradicional vs Digital? Ambos ganham!

Redação
Escrito por Redação

Não estamos a falar de uma partida entre duas equipas, como os míticos solteiros contra casados. Antes falamos da diferença entre o tradicional e o digital, mais propriamente no marketing.

Sim é verdade, marketing sempre existiu! Desde os antepassados em que os seres humanos esculpiam pedra para fazer armas de defesa e corte ou mesmo a roda, onde a ergonomia e a forma foram essenciais e revolucionaram mesmo o mundo.

Mesmo quando assistimos a um lançamento de um produto novo, as pessoas passam a questionar se o anterior irá sobreviver. Isso ocorreu quando a televisão foi lançada: (o rádio iria acabar?), ou mesmo quando surgiu a Uber: (os táxis iriam acabar?).

Estes produtos/serviços novos não vieram eliminar os atuais, vieram sim incrementar novas funcionalidades, experiências e opções ao consumidor.

No marketing acontece o mesmo. O tradicional continua a ser importante e é a base de tudo, mas o digital chegou e já se destaca.

O marketing (tradicional) é a análise, o estudo, o desenvolvimento e a avaliação de ações planeadas e com objetivos concretos como o de satisfazer uma necessidade num determinado público-alvo, permitindo a troca de valor entre as partes e gerando lucro para as empresas. Ele compreende não só a publicidade (1P) mas também o produto (2P), o preço (3P) e as evidências físicas (4P).

O digital entrou na equação não para rivalizar mas para complementar. Associadas às estratégias habituais vieram as plataformas digitais trazer novas formas de chegar e entregar valor ao público-alvo, como o website, loja online ou redes sociais.

Cada vez já são menos os empresários que expressam a frase “eu não preciso nada disso”, pois já verificaram que quem não está minimamente presente digitalmente “já não existe”.

Tradicional vs Digital não existe! Tradicional e Digital, unidos faz muito mais sentido! 🙂

André Tiago Almeida
Consultor de Marketing
www.andretiagoalmeida.pt

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação