Braga

São Victor. 160 avós e netos participaram no passeio mítico que une gerações

Redação
Escrito por Redação

A Junta de Freguesia de S. Victor promoveu a XIII edição da atividade “Unir Gerações”, um mítico passeio de avós e netos em clássicos automóveis, como os Citröen 2Cv e Renault 4L, numa parceria com a Bicavalaria do Minho e o Clube 4L (núcleo norte).

A autarquia de S. Victor tem privilegiado ações de estímulo e reforço do conceito Família, juntando mais de 160 avós e netos da Freguesia de S. Victor, numa visita ao concelho da Póvoa de Lanhoso.

O passeio “Unir Gerações” é um momento de comunhão entre avós e netos, numa tentativa da autarquia de S. Victor em aproximar gerações que devem estreitar laços.

Este encontro intergeracional iniciou-se na Junta de Freguesia de S. Victor, com as boas vindas de Ricardo Silva, presidente da Freguesia de S. Victor e de Paulo Torres, presidente da Bicavalaria do Minho, bem como de Mário Carvalho, dirigente do Clube 4L do Norte.

O convívio prosseguiu no Convento de Montariol, onde todos os participantes puderam usufruir de um pequeno-almoço conventual.

A viagem nos Citröen 2Cv e Renault 4L seguiu para o concelho da Póvoa de Lanhoso, com primeira paragem na Casa da Botica, onde os participantes puderam conhecer a Sala da Interpretação do Território e a Sala de Interpretação da Filigrana.

Após o almoço, a Junta de Freguesia de S. Victor procedeu à entrega de uma lembrança, a cada motorista dos automóveis clássicos, relativa ao passeio “Unir Gerações”, que representa os Citröen 2Cv, as Renault 4L, o avô, o neto e o motorista da viatura.

É vontade desta Junta de Freguesia que os avós estejam presentes na vida dos netos e que os netos saibam sorver a experiência de vida dos avós.

Ricardo Silva, presidente da JF S.Victor, reiterou a aposta na dinâmica da Família, lembrando que a intergeracionalidade é o que garante da partilha das experiências, mas também a certeza de uma adaptação aos novos tempos, pelo que avós ensinam os netos e os netos auxiliam os avós.

O presidente da autarquia lembra que a Junta de Freguesia tem preocupações no combate ao isolamento sénior e que esta iniciativa, além de unir avós e netos, serve, como exemplo moral, de que devemos estimar e acarinhar o que o tempo preservou com muitos anos de vida.

“Os valores da Família são a base de uma educação sustentada e numa sociedade inquieta e a sofrer tantas transformações, é confortante promover a Família e a Boa Vizinhança, combatendo o isolamento social, sobretudo o verificado nos seniores”, afirmou Ricardo Silva.

Presente no encontro esteve a vice presidente do Município da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, que congratulou a Junta de Freguesia de S. Victor por dedicar uma iniciativa aos avós e netos, incentivando ao respeito e à união familiar, como aposta no futuro. Reiterou a disponibilidade do Município de Póvoa de Lanhoso em acolher estas iniciativas de valor acrescentado.

Neste passeio participam 16 Citröen 2Cv e 23 Renault 4L, que transportam 160 pessoas, entre avós e netos.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação