Braga Destaque

Já foram recolhidas 6.010 pontas de cigarro no Bom Jesus desde o início de junho

Foto: Carlos Dobreira
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Carlos Dobreira é praticante de plogging, atividade que alia a prática de jogging com apanha de lixo, e criou a ação “Tem muito que apanhar!”, que tem como objetivo a recolha de 10.000 pontas de cigarro no Santuário do Bom Jesus do Monte, até ao fim de julho.

Desde o dia 3 de junho, já foram recolhidas 6.010 pontas de cigarro, que serão levadas à reunião da Assembleia Municipal de Braga (AMB), que decorre hoje, pelas 21h. Nesta intervenção será ainda feita uma proposta objetiva à AMB e ao Executivo Municipal.

Este total foi recolhido nos dias 3, 19 e 23 de julho, 4, 9 e 15 de julho no Santuário.

Carlos Dobreira adianta que as pontas de cigarro “vão ser doadas ao Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ) para serem reconvertidas no Centro de Valorização de Resíduos e incorporadas em estruturas construtivas (tijolos)”.

O Presidente da República e o Primeiro-ministro foram informados, via email, “da evolução desta ação e dos artigos online dos jornais Diário do Minho e Semanário V”, afirmou Carlos Dobreira, acrescentando que, “até à data”, apenas o “Presidente da República respondeu através da Casa Civil”.

O presidente da Comissão Nacional da UNESCO foi também informado a 23 de junho, via email, da recolha das 2.358 pontas de cigarro que tinham sido recolhidas até à data, apesar de não ter respondido até ao momento.

Carlos Dobreira adianta que, no email, foi lançado um apelo a “uma tomada de posição conjunta, por forma a sensibilizar a sociedade portuguesa para a alteração desta postura, com destaque nas zonas onde se situa o Património Cultural classificado”.

Segundo Carlos Dobreira, esta ação de plogging “é dedicada aos meus dois filhos e esposa, à ativista Gretha Thunberg e a quatro alunas da Universidade do Minho que recentemente foram alvo de comentários machistas nas escadarias do Santuário”.

Foto: Carlos Dobreira

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista