Vila Verde

‘Augusto Canário & Amigos’ em Soutelo para o 10º Arraial do Melão Casca de Carvalho

Redação
Escrito por Redação

Com muita gente de férias e inúmeros emigrantes de regresso à terra que os viu nascer, Soutelo recebe soutelenses e visitantes de braços abertos com um genuíno arraial à boa moda do Minho.

A música popular, a gastronomia regional, o ambiente de alegria e boa-disposição e o famoso melão que lhe dá o nome. Está tudo pronto para o 10º Arraial do Melão Casca de Carvalho, que vai decorrer de 9 a 11 de agosto, no Espaço Ténis, em Soutelo, em Vila Verde.

Um dos grandes destaques vai para um artista que dispensa grandes apresentações. Augusto Canário, uma das figuras maiores da música popular do Minho, chega a Soutelo com as suas desgarradas para uma noite de grande animação e diversão garantida.

A atuação dos Tukanos, a reedição das marchas populares, o Encontro de Folclore, a Noite de Gerações com os DJs Rui e Cirilo, o After-Party com DJ Sá, o passeio Moto Melão e o passeio a cavalo são outros dos atrativos do programa.

Nota de destaque também para o famoso Melão Casca de Carvalho que dá nome ao evento e projeta o nome de Soutelo e do concelho de Vila Verde por todo o país.

O Arraial do Melão Casca de Carvalho é um evento organizado há dez anos consecutivos pela Junta de Freguesia de Soutelo, com o apoio de dezenas de voluntários locais que trabalham de forma abnegada em prol da freguesia. Palco de excelência para o encontro de velhos amigos. Para reunir a família soutelense e receber de braços abertos os visitantes.

Gastronomia, Tukanos e marchas populares

Ao final da tarde de sexta-feira, 9 de agosto, a azáfama começa a tomar conta do Espaço Ténis, nas imediações da área balnear de lazer de Porto Carrero. E não vem sozinha, faz-se acompanhar de aromas bem familiares. No recinto, pode encontrar algumas das mais apreciadas iguarias da gastronomia regional. Sardinha assada, porco no espeto, churrasco e caldo verde são algumas das propostas do menu, acompanhadas por um bom vinho verde da região. Pitéus que estão ao dispor dos visitantes durante os três dias do evento.

Os espetáculos de música ao vivo arrancam logo na primeira noite, pelas 22h. O grupo de Vila Verde Tukanos sobe ao palco e promete contagiar o recinto com os ritmos animados da música tradicional.

As marchas populares do Movimento Soutelo Activo, que fizeram furor em junho, regressam em força para dar um colorido especial ao serão.

Animação garantida com Augusto Canário & Amigos

No dia seguinte, a gastronomia regional volta a merecer um lugar de destaque, já que atrai anualmente milhares de pessoas ao evento. Depois do jantar, chega o mestre do improviso e cantador ao desafio, Augusto Canário.

Traz também a sua banda e alguns amigos das desgarradas para um concerto que vai fazer as delícias dos apreciadores da música popular. Depois, a festa continua pela noite dentro com o After-Party do DJ Sá.

Atividades de manhã até à noite

No domingo, 11 de agosto, as atividades começam logo de manhãzinha. Pelas 10h, os amantes das duas rodas arrancam para um passeio à (re)descoberta da imensa beleza natural do concelho e da região.

A participação no Moto Melão é aberta a toda a população e não há necessidade de inscrição, basta aparecer no dia ao volante de uma motorizada e juntar-se à festa.

À mesma hora, os equídeos desfilam um misto de força e elegância que granjeia admiração de miúdos e graúdos durante o Passeio a Cavalo. O recinto é o ponto de encontro de ambas as iniciativas.

Depois de mais um almoço recheado de pratos da cozinha regional minhota, no final da tarde, pelas 17h00, o Rancho Folclórico de Lago e a AEC Rancho Folclórico da Vila de Prado sobem ao palco para cantar e dançar ao som da música popular do Minho durante o Encontro de Folclore.

Depois do jantar, a partir das 22h, a Noite de Gerações promete levar os participantes numa divertida e animada viagem pelos temas que fizeram sucesso num passado não muito longínquo.

A pista fica entregue aos DJs Rui e Cirilo para um Remember 80’s, 90’s e 00’s que promete fechar com chave de ouro a décima edição do Arraial do Melão Casca de Carvalho.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação