Ambiente Braga

Braga vai receber ações de Plogging abertas à comunidade todos os sábados de agosto

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Durante o mês de agosto Braga vai poder participar numa atividade de plogging, desporto que alia a prática de jogging com apanha de lixo, cuja missão passa por apanhar pontas de cigarros e plásticos durante todos os sábados do mês.

A atividade é organizada pelo movimento cívico Braga para Todos, em parceria com várias associações bracarenses, como a Synergia, Associação Juvenil de Gualtar, Espaço Soul e a Abandoned Pets, que promovem um estilo de vida saudável através da alimentação.

Todos os sábados estas associações vão organizar ações de plogging, com ponto de encontro no Espaço Soul, na Avenida Central, pelas 18h. Esta ação aberta a todos será realizada “em passo acelerado”, uma vez que “no modo corrida limitaria os participantes”, explicou Elda Fernandes do Braga para Todos.

“As beatas acabam por ser arrastadas pelas águas pluviais e terminam no rio e depois no mar, porém o lixo que aparecer, principalmente plástico será também apanhado, depois as beatas serão entregues para projetos onde são reutilizadas e o plástico será colocado para reciclar”, disse Elda Fernandes.

O movimento ativista já tem vindo a abordar o tema das beatas , tendo lançado, em março, a campanha “Desplastificar Braga”, mas Elda Fernandes considera que apenas a persistência surte efeito.

“O ambiente é uma das nossas bandeiras e já conseguimos algumas vitórias, mas, nesta questão das beatas, preocupa-nos, porque além de haver falta de civismo, há de facto quem procure os caixotes de lixo tradicionais e as coloque em cima”, disse, acrescentando que “há empresas que improvisam na sua entrada cinzeiros, mas antes de se cair no populismo de punir com multas com valores sem sentido e sem existir capacidade de fiscalização, achamos que é mais importante educar e criar locais para as deixar”.

A organização destas ações quer incentivar a comunidade a participar, sugerindo, todos os sábados, levar roupa confortável, ténis e luvas, sendo que os sacos serão disponibilizados pelo Braga para Todos.

O Braga para Todos apela ainda a que sejam implementados, “com urgência”, “ecopontas e papa-chicletes”.

Braga plogging acontece nos sábados 3, 10, 17 e 24 de agosto, com início às 18h e termina pelas 20h30.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista