Braga Destaque

Braga. Governo condecorou Regimento de Cavalaria Militar N.º6

Regimento de Cavalaria n.º6 (Braga - 2018) / FAS / Semanário V
Agência Lusa
Escrito por Agência Lusa

O Governo condecorou hoje o Regimento de Cavalaria Militar N.º6, em Braga, com a Medalha de Mérito Desportivo pela “astúcia, sagacidade e lisura” com que aquela instituição demonstrou que a prática desportiva “é um pilar” das Forças Armadas.

“Estamos aqui pelo vosso trabalho, pela forma como com lisura, astúcia, sempre com sagacidade acabaram por demonstrar que o desporto é um dos pilares absolutamente fundamentais das forças armadas, mostrando que é um dos pilares onde a nossa sociedade deve assentar”, afirmou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que tem a tutela do Desporto.

Segundo o governante, que esteve na cerimónia acompanhado do ministro da Defesa, João Gomes, Cravinho, “é uma sorte” para Braga e Viana do Castelo ter sediada uma instituição como o Regimento de Cavalaria Militar N.º6, como se refere no despacho de atribuição da medalha, a que a Lusa teve acesso.

Com aquela medalha o Governo pretende, lê-se, “reconhecer a organização de provas desportivas em diversas modalidades, como equitação, tiro, corta-mato, o pentatlo militar e a corrida de orientação, com o envolvimento das comunidades locais dos distritos de Braga e Viana do Castelo”.

Quer ainda o executivo salientar o trabalho do Regimento com “um número significativo de atividades de caráter desportivo de associações, clubes, autarquias (…) designadamente através da cedência de infraestruturas e participação na organização de diversas competições”.

No documento, o ministro do Desporto reconhece ainda aquele regimento como “agente mobilizador e dinamizador da prática desportiva e os serviços prestados ao desporto”.

O Regimento de Cavalaria N.6 teve origem em Chaves, em 1709, sendo então conhecido como os “Dragões de Trás os Montes” e ficou definitivamente sediado em Braga em 1979.

Comentários

Acerca do autor

Agência Lusa

Agência Lusa