Maru foi devolvida ao canil onde ela nasceu pela proprietária “alérgica”, mas escapou.
Esta é uma história extraordinária, avançada pelo The Siberian Times, da devoção do cão à dona que não podia ficar com ela e do maravilhoso senso de direção do animal.
A proprietária do canil, Alla Morozova, em Novosibirsk, Sibéria, vendeu Maru a um casal de Krasnoyarsk quando o cão tinha apenas cinco meses.
Passados seis meses, a proprietária ligou para Alla e disse que era “alérgica” aos animais e pediu ao canil que a levassem de volta.
“Eu nunca desisto dos meus cães e quando um é comprado, é estipulado com os donos que me devem informar se já não o quiserem”, disse a proprietária do canil.
Ambas as partes entretanto chegaram a acordo e a cadela deveria ser enviada para Novosibirsk de comboio.
Entretanto, durante a viagem, o comboio parou numa pequena estação perto de Achinsk e Maru “teve um ataque de pânico”, disse Alla. A cadela acabou por fugir.
Os donos foram avisados e decidiram ligar a Alla, que propôs que fossem até Achinsk, mas o casal recusou-se a procurar o animal.
“Isso irritou-me. Os donos não não estavam nada preocupados”, disse a dona do canil.
Maru foi encontrada ao fim de dois dias e meio, numa área industrial de Krasnoyarsk à procura dos seus donos. Mancava, tinha a “almofada das patas magoadas” e o focinho ferido.

Maru ficou com feridas nas patas © The Siberian Times
“Ela não foi para Novosibirsk, queria voltar para onde morava. É surpreendente que ela tenha seguido o caminho certo.”
Uma amiga de Alla, Alyona Makhova, levou Maru para o canil em Novosibirsk, onde a cadela se reencontrou com os seus pais.
Está agora em tratamento de recuperação.
Comentários
