O BE prentende, nesta campanha legislativa, vincar o alerta para as alterações climáticas, “um problema básico que já não é sequer um problema de futuro ou das gerações mais novas, é um problema de hoje”, disse José Maria Cardoso.
As leis laborais e o setor do trabalho são outro ponto fundamental a tratar nas eleições. Trata-se de um setor “com muito “aquém”. “Esta economia tem de ser para todos, não é para apresentar apenas em Bruxelas”.
Outro foco da campanha do BE é a luta contra preconceitos instaurados na sociedade. José Maria Cardoso considera que existe uma realidade conservadora, sendo o objetivo colocar esta questão na agenda da discussão pessoal.
O BE quer apostar numa campanha direta com o público, com o objetivo de passar a mensagem, “numa campanha muito intensa de rua”.
Ricardo Cerqueira aponta como uma das maiores preocupações do BE, a mobilidade em Vila Verde, que acarreta consequências na questão do ambiente. Gorete Pimentel reforça a ideia, afirmando que os “parquímetros são imensamente caros e retira imenso o comércio local. As pessoas vão para os centros comerciais”.
Outra das preocupações do novo candidato é o investimento na Cultura. “No distrito temos teatros que será preciso rentabilizar e aproveitar; e criar dinâmicas culturais que sirvam a população”, disse, acrescentando que “quem procura Cultura, tem de ir procurá-la aos centros de Braga”.
Gorete Pimentel, de Vila Verde, confessa que uma das suas maiores preocupações é o facto de que a Política, em Vila Verde, “sempre se centrou em CDS e PSD”. “Este tipo de mentalidades nesta política estão muito fechadas aqui em Vila Verde”. Gorete Pimentel afirma que, quando aceitou fazer parte do núcleo do BE Vila Verde, o objetivo passou por tentar “trazer alguma novidade e outras ideias que fujam dos parâmetros normais do que se tem visto em Vila Verde”.
Para a nova candidata, o BE é “um conjunto de várias ideologias políticas que se juntaram para uma nova perspectiva para encarar a sociedade e os seus problemas”.
Fotos: Luís Ribeiro / Semanário V
Comentários
