Braga Destaque

Jornal do Rio de Janeiro destaca Braga como o destino preferido dos brasileiros

Centro da Cidade Braga (c) FAS / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Um dos maiores jornais do Brasil, O Globo, destacou Braga como o “novo el dorado em Portugal da população brasileira”.

A população brasileira teve um crescimento, em Portugal, 137,6% em dez anos. O jornal explica que os habitantes brasileiros procuram um “custo de vida mais barato que Porto e Lisboa”, com a vantagem de viver numa cidade com “bons serviços públicos”.

A reportagem do O Globo conta histórias de várias pessoas que se mudaram para Braga e começaram negócios na cidade. O advogado Edison Puppim explica, em declarações ao jornal, que apenas precisa de 1,2 mil euros mensais para viver com qualidade, pagando 600 euros de renda por um T2.

O jornal destaca, ainda, a segurança da cidade de Braga, sendo este um dos principais fatores da vaga de imigração. Bruno Madeira, que trabalhava na área do turismo e, quando chegou a Braga, foi trabalhar para a colheita de mirtilos, saiu do Brasil devido à violência. A sua mulher foi assaltada 24 vezes no Brasil e Bruno contou que a sua filha de 12 anos anda sozinha nas ruas de Braga.

Em declarações ao jornal, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, brincou ao dizer que em Braga o “brasileiro” já é a segunda língua oficial.

Regularmente, o presidente recebe no seu gabinete recém-chegados que querem investir num negócio em Braga. “São pessoas com recursos económicos e espírito empreendedor, que buscam o desenvolvimento de um projeto de vida. Quem nos procura é encaminhado para a InvestBraga, uma agência pública de consultoria gratuita para a concretização do negócio”.

 

 

 

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista