Braga Destaque

Município de Braga converte 90 lugares de estacionamento automóvel para bicicletas e trotinetes

Redação
Escrito por Redação

Já a partir deste mês de agosto os bracarenses e todos os que visitam a cidade vão poder alugar trotinetes eléctricas e utilizá-las nas suas deslocações. Um pouco por toda a cidade, a autarquia está a proceder à conversão de 90 lugares de estacionamento automóvel para serem utilizados por veículos suaves.

Todos os lugares a converter têm, através de sinalização vertical, a proibição de serem utilizados por automóveis. A totalidade da sua área é pintada em cor bordô, para que se associem facilmente à cor que será utilizada genericamente em pistas clicáveis e, sobre os mesmos, são pintados pictogramas indicativos da função a que se destinam. Nestes lugares serão também instalados bicicletários para facilitar o estacionamento das bicicletas.

“Os primeiros veículos deverão entrar em circulação já em meados de agosto através de um operador com serviço de partilha destes veículos. A localização escolhida dos espaços de parqueamento associa-se à estratégia do Município para uma primeira fase de implementação, prevendo-se a sua futura expansão. Optámos por enquadrar estes lugares em locais estratégicos, como as proximidades de escolas, na zona mais central, junto a locais de concentração de atividades económicas e nos pontos de entrada do anel central da cidade para que seja possível uma utilização confortável dentro desse perímetro, garantindo estacionamento em todas as entradas e, assim, incentivar de forma bastante clara a que o carro seja eficazmente substituído nesta zona”, defende João Rodrigues.

A primeira empresa a iniciar a operação na cidade de Braga será a CIRC, que identificou Braga como uma cidade com grande potencial para a implementação destes sistemas de mobilidade suave e partilhada, até pelo conhecimento que tem da estratégia definida pelo Município, assente numa mobilidade urbana sustentável. “Ao mesmo tempo, há já outras empresas a preparar, com o Município, a vinda para Braga”, adianta o vereador.

Neste momento, prevê-se uma implementação faseada, com introdução inicial de 90 a 100 trotinetes, que disporão de 25 lugares de estacionamento dedicado, na zona mais central da cidade. O alargamento dos lugares para trotinetes e bicicletas será efetuado em fase posterior, fase essa enriquecida com a experiência adquirida durante este período inicial de lançamento do serviço.

Seguindo as melhores práticas existentes, o serviço de partilha de trotinetes será alvo de uma monitorização permanente, em tempo real, por parte do Município, seja através de App, plataforma web e/ou pela disponibilização da API. “É intenção do Município que o serviço possa ser integrado na plataforma do LIU – Laboratórios de Inovação Urbana. Haverá, ainda e em permanência, equipas para redistribuir os equipamentos para responder a solicitações dos utilizadores e para retirar de circulação aqueles veículos que não estejam em condições de serem utilizados”, explica João Rodrigues.

‘Red Zone’ garante segurança dos cidadãos

João Rodrigues esclarece, ainda, o conceito da ‘Red Zone’, zona de circulação vedada. “Conforme a realidade da cidade, criámos zonas em que a circulação deve ser limitada e vedada, existindo a obrigação de redução da velocidade máxima da trotinete nas proximidades desses locais e o bloqueio das rodas no interior das áreas assinaladas como de circulação proibida. Estas zonas foram definidas no sentido de salvaguardar a segurança dos utilizadores vulneráveis, sejam eles a utilizadores de trotinete ou peões”.

Por isso, continua o responsável, “procuramos garantir que esta nova realidade não coloque em causa as dinâmicas e segurança dos cidadãos, sendo que o bloqueio das rodas no interior da ‘Red Zone’, é o exemplo paradigmático desta realidade”.

As zonas inicialmente definidas como ‘Red Zone’ são: Rua Dom Diogo de Sousa, Rua do Souto, Rua Dom Paio Mendes, Rua Dom Gonçalo Pereira, Rossio da Sé, Rua da Misericórdia, Rua Eça de Queirós, Rua Dr. Justino Cruz, Rua Francisco Sanches, Rua de Janes, Rua de S. Marcos, Avenida da Liberdade, Rua Dr. Gonçalo Sampaio, Rodovia e Circular Urbana.

Planta RED ZONE

Esta definição será ajustável ao longo do período de permanência do serviço, podendo ser alterada de acordo com o conhecimento mais aprofundado das mais-valias ou inconvenientes que os veículos possam introduzir no sistema de mobilidade da cidade.

“As vantagens do uso das trotinetes elétricas são óbvias e apresentam um grande potencial positivo nas cidades. Com uma forma de transporte eficiente, um custo energético baixo, ocupando pouco espaço e através dos sistemas automatizados, é possível adequar a sua circulação à melhor convivência com o peão e não necessitam de grande investimento em adaptação ou em novas infra-estruturas”, conclui João Rodrigues.

Fotos: Sérgio Freitas

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação