Destaque Vila Verde

Vila Verde. António Rodrigues tem 79 anos e acompanha fadistas na guitarra

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

António Rodrigues, natural de Vila Verde, toca guitarra clássica e acompanha fadistas. Desde 1985 até hoje, integra o Grupo de Fados e Baladas de Coimbra. Já fez parte da edição de dois LPs e três CDs.

Com 79 anos, António Rodrigues conta já com um curriculum musical extenso e rico. Começou com 9 anos de idade, junto ao seu pai, músico profissional da Banda do Exército, continuando a desenvolver as suas competências musicais como aluno de Fernando Lencart.

Aos 14 anos começou a acompanhar os seus irmãos, alunos de violino e violoncelo do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga.

Com uma família vocacionada para a musica, António Rodrigues iniciou verdadeiramente a sua carreira musical aos 18 anos, integrando diversos grupos musicais como solista de guitarra elétrica, interpretando diversos estilos de muscais.

Desde 1985 que integra o Grupo de Fados e Baladas de Coimbra, tendo atuado, por mais de 20 anos, com grandes musicos da guitarra portuguesa, como Rui Vilas Boas, Adelino Miguel Silva, Mário Henriques, Paulo Soares e, mais recentemente, Miguel Braga.

Como parte do Grupo de Fados e Baladas de Coimbra, António Rodrigues participou em centenas de espetáculos de norte a sul do país. Durante 17 anos, deu o seu contributo nas serenatas organizadas pela Região de Turismo do Algarve.

Mas António não se ficou por território nacional. Com esse mesmo grupo atuou em Espanha, na Suíça, na Alemanha, na Finlândia, nos Estados Unidos, na África do Sul e em Itália, entre muitos outros.

Participou, também, em diversos programas televisivos, tanto em Portugal, como nos Estados Unidos e na África do Sul.

Há mais de 20 anos, António Rodrigues acompanha o cantor de fados de Coimbra Magina Pedro. Dos inúmeros artistas que acompanhou ao longo da sua carreira de músico, destacam-se a cantora luso-galaica Maria do Ceo, que o acompanhou com o guitarrista Artur Caldeira.

 

Fotos: Luís Ribeiro / Semanário V

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista