Braga Desporto Destaque

SC Braga de Ricardo Sá Pinto aponta para o ‘top-4’

Agência Lusa
Escrito por Agência Lusa

O Sporting de Braga parte para a temporada 2019/20 com um novo treinador, Ricardo Sá Pinto, e o já habitual objetivo de terminar nos quatro primeiros lugares, mas com um discurso mais moderado sobre o tão ambicionado título nacional.

O foco do presidente ‘arsenalista’, António Salvador, é agora mais centrado em ficar no ‘top-4’ e chegar o mais longe possível nas taças da Liga e de Portugal, tentando conquistá-las.

O maior destaque no defeso do clube bracarense foi a troca de treinador, com Abel Ferreira a não resistir ao apelo do campeão grego PAOK e António Salvador a escolher Ricardo Sá Pinto.

Três anos depois de ter orientado o Belenenses e ter passado por Polónia (Légia de Varsóvia), Bélgica (Standard de Liège), Grécia (Atromitos) e Arábia Saudita (Al Fateh), o técnico regressou a Portugal.

Na apresentação, Ricardo Sá Pinto disse partilhar de muitas das ideias de Abel Ferreira e os jogos da pré-temporada confirmaram-no, mas só até certo ponto.

A aposta parece agora incidir num sistema de jogo em 4x2x3x1 em que o único reforço que parece ter um lugar assegurado é André Horta (ex-Los Angeles FC), que voltou aos minhotos um ano depois de ter saído para os Estados Unidos.

O ponta de lança internacional português Dyego Sousa e o experiente lateral Marcelo Goiano foram as principais saídas do plantel, merecendo nota também a do guarda-redes Marafona, pouco utilizado na última época.

O ‘herói’ da conquista da Taça de Portugal em 2016 foi ‘substituído’ pelo veterano Eduardo (ex-Vitesse, da Holanda, cumpre 37 anos em setembro), no terceiro regresso ao clube onde também se formou.

Os minhotos reforçaram-se ainda com Diogo Viana (lateral/extremo, ex-Belenenses) e os brasileiros Galeno (avançado, ex-Rio Ave), Tormena (defesa central, ex-Portimonense) e Caju (defesa esquerdo, ex-APOEL, do Chipre), e fizeram retornar os avançados Hassan e Stojiljkovic, após empréstimos aos gregos do Olympiacos e aos espanhóis do Maiorca, respetivamente.

Em nove jogos particulares, o Sporting de Braga venceu os primeiros quatro, empatando depois três e perdido dois, o último dos quais com o FC Porto (1-0).

A estreia na I Liga 2019/20 está marcada para domingo (21:00), na receção ao Moreirense, já depois do jogo de hoje na Dinamarca, frente ao Brondby, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

Comentários

Acerca do autor

Agência Lusa

Agência Lusa