Mundo País

Terramoto de magnitude 6,0 atinge oeste da Turquia com registo de feridos

Lusa
Agência Lusa
Escrito por Agência Lusa

Um terramoto de magnitude 6,0 atingiu hoje o oeste da Turquia, causando alguns feridos ligeiros e danificando inúmeras casas.

O sismo teve o seu epicentro na cidade de Bozkurt, na província de Denizli, de acordo com informações da agência para a gestão de desastres e emergências da Turquia.

A agência disse que o terramoto teve uma magnitude preliminar de 6,0 e ocorreu às 14:25 locais (12:25 em Lisboa).

O centro de sismologia de Kandilli, com sede em Istambul, referiu que o terremoto foi menos poderoso, com uma magnitude de 5,7.

A autarca de Bozkurt, Birsen Celik, disse à televisão turca NTV que o terremoto derrubou duas casas na cidade e que os moradores escaparam com ferimentos leves. Várias outras casas ficaram danificadas, apresentando nomeadamente paredes rachadas.

As pessoas correram para as ruas em pânico, disse a autarca, acrescentando que os moradores estavam a ser encorajados a não retornarem às casas danificadas.

Muitas casas também ficaram danificadas na cidade vizinha de Tutluca, mas ninguém ficou ferido, segundo o seu autarca, Hudai Karasahin.

O tremor de terra, entretanto, fez com que o minarete de uma mesquita caísse na aldeia de Agdan.

O terremoto foi sentido nas províncias vizinhas de Antalya, Mugla, Isparta e Burdur, onde as pessoas também saíram das suas casas.

A Turquia é propensa a ser atingida por sismos e, em 1999, um terramoto de magnitude 7,4 matou mais de 17 mil pessoas no noroeste da Turquia.

Comentários

Acerca do autor

Agência Lusa

Agência Lusa