Braga Destaque

Braga é exemplo no país nas políticas animais adotadas, diz movimento ativista

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Celebrou-se, ontem, o Dia Mundial do Gato e o movimento político de Braga, Braga para Todos, congratula o Município bracarense pelo bom exemplo nas políticas animais adotadas, nomeadamente o programa CED, “implementado com uma das verbas mais altas do país”.

O programa CED- captura- esterilização- devolução para gatos está no terreno há um ano e meio. “Temos acompanhado o CED e efetivamente foi uma das melhores decisões políticas que Braga implementou visando o bem-estar animal e com uma verba satisfatória”, referiu o Braga para Todos em comunicado.

Apesar do bom funcionamento do programa e do balanço positivo, o movimento ativista apela ao Município a contratação de um funcionário alocado ao CED para trabalhar junto das associações no terreno “e com foco nas colónias do centro que estão caóticas”.

“É necessário a câmara ter um funcionário, no mínimo, a tratar de colónias de gatos, as associações do terreno têm feito um grande e louvável trabalho, mas são constituídas por voluntários que têm seus empregos e vida pessoal”, disse o Braga para Todos.

O movimento afirma que as colónias “são centenas” e “não estão a ser controladas”.

Elda Fernandes afirma que vão ser enviadas algumas queixas que recebem sobre colónias de gatos à autarquia. “Não estamos de forma alguma a criticar o que esta a ser feito, é ótimo e somos caso único no distrito e exemplo no país. Porém devemos alertar que há pequenas falhas que depois se traduzem em ninhadas de gatos que acabam por não ter direito a uma vida digna, porque muitos gatos morrem no primeiro mês, vítimas de doença, atropelamento e fome”.

Braga conta também com duas Casas dos Gatos, uma na Junta de Freguesia de São Victor e a segunda na Quinta Pedagógica.

A Casa dos Gatos é um projeto criado pela Associação “Movido a 4 Patas”, que ofereceu a primeira Casa à Abandoned Pets, em Braga. O primeiro exemplar foi acolhido pela Junta de Freguesia de São Victor, que tem no seu jardim uma colónia de gatos.

A Aldeia dos Gatos foi um projeto proposto pelo movimento político Braga para Todos, conhecido por trabalhar a causa animal, ao atual vereador do Ambiente, Altino Bessa. Com o apoio de Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, este projeto ganhou vida em Braga.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista