Braga Destaque

Rumo a Roma. Ciclistas de Braga já chegaram a Itália

Ciclistas na fronteira de Itália
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Um grupo de quatro amigos bracarenses agarraram as bicicletas e pedalaram rumo a Roma. O objetivo é fazer chegar ao Papa Francisco um prato com a imagem do Bom Jesus.

Tiago Sousa, Januário Araújo, Miguel Costa e Gil Pereira  começaram a viagem com destino a Roma no dia 28 de julho. No primeiro dia pedalaram de Braga a Bragança e Tiago Sousa, um dos atletas, contou ao Semanário V que foi a etapa mais “tensa, dura e longa”, tendo percorrido 246 quilómetros.

Depois de 12 dias, e já na última semana, o projeto Rumo A Roma – Cycling Adventure chega ao mediterrâneo, onde a temperatura é mais baixa do que no resto do percurso, mas com humidade relativa.

Num relato, os quatro ciclistas contam que chegaram a Toulon no dia 6 de agosto. Num das etapas os ciclistas não resistiram em ir a banhos.

“As grandes metrópoles como Marselha e Cannes marcaram a 10º e 11ºetapas com a passagem pelo seu porto onde enormes iates e cruzeiros atracam e com a subida ao alto da Catedral Notre-Dame- d´Espérance de Cannes, onde a vista é mais estonteante. Mas a ligação da 12º etapa com cerca de 138kms marcaria esta semana com Nice pelo meio, onde visitamos o Café Du Cycliste, no qual grandes estrelas do Word Tour, como Chris Froome, Nairo Quintana, Mark Cavendish, param para um café e onde todos os apaixonados da bicicleta deixam a sua marca”.

O grupo conta que a “entrada em Itália deu-se finalmente com a pernoita já em camping em Impéria finalizou, onde metemos mão na massa e cozinhamos como forma de colmatar custos e comer QB, pois as necessidades energéticas tem sido enormes, pois são mais de 6 horas diárias a pedalar”.

Os quatro amigos não viajam sozinhos. A acompanhar está um quinto amigo com uma autocaravana, que é o ponto de descanso dos atletas. Paulo Rafael “é o apoio logístico e a autocaravana é o ponto de descanso e apoio”.

Em Roma, o grupo de amigos pretende conhecer o Papa Francisco e entregar a lembrança do Bom Jesus, um prato com a imagem do Santuário, mas Tiago admite que “será complicado, porque quem serve o Papa está de férias”.

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista