Opinião Rui Pinheiro

Opinião. Desconexão humana

Redação
Escrito por Redação

O mundo está cada vez mais digital e as redes humanas transformaram-se por completo. A evolução tenológica que vivemos nas últimas décadas deu origem a uma mudança de paradigma na forma como as pessoas se relacionam. A distância geográfica parece estar cada vez mais curta por causa das novas formas de comunicação e da vulgarização dos smartphones, mas será que essa relação/conexão (digital) significa que estamos verdadeiramente ligados aos outros?

Para muitas pessoas, as redes sociais (digitais) trouxeram uma nova forma de estar na sociedade, hoje toda a gente quer o maior n.º de seguidores, de likes, postamos nas redes sociais, o que fazemos, os locais que visitamos, o que comemos. Competimos. Fazer parte desta onda de mediatismo digital faz-nos sentir importantes, dá-nos uma (falsa) sensação de pertença. Nesta espécie de idade média dos tempos modernos, tornou-se mais fácil criticar, censurar e maldizer através da camuflagem das nossas personas digitais.

Nesta época em que as redes sociais nos mostram que existem humanos sem humanidade, é importante refletir sobre relações. Não vale a pena ter 1 milhão de seguidores nas redes sociais se não somos capazes de cumprimentar o nosso vizinho do lado. O mundo precisa de empatia, de compreensão e respeito – para que a conexão digital não leve à desconexão humana.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação

Deixar um comentário