Braga Destaque

Braga. Abandoned Pets já esterilizou 30 gatos e resgatou das ruas 40 cães

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

A associação de proteção de animais de Braga Abandoned Pets já esterilizou 30 gatos, ao abrigo do programa CED, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, e resgatou das ruas, esterilizou e arranjou lares a cerca de 40 cães.

A associação apresentou este mês de agosto os resultados do trabalho realizado entre abril, quando ficou disponível a segunda verba do programa CED da Câmara de Braga, e agosto, o mês que consideram o pior para os animais de companhia face às férias.

Após a segunda verba do CED ter ficado disponível, a associação já apresenta mais colónias controladas e muitas sinalizadas, tendo optado por tornar os números públicos. Eduarda Palmeira fala em 30 gatos ao abrigo do programa CED, o que contabiliza 4 colónias controladas, e cerca de 20 gatos esterilizados dados para adoção, “a maioria de gatos recém-nascidos e abandonados em caixas pela cidade”.

“Há muitas pessoas que, apesar de ser crime abandonar os seus gatos em colónias, muitas vezes, porque sabem que estas são alimentadas, fazem-no”, disse.

A associação Abandoned Pets apoia, ainda, pessoas carenciadas com ração e apoio aos seus animais e trabalha em parceira com associações a nível nacional. Este verão ajudou uma associação que ficou com cerca de 47 cães resgatados a um criador de cães ilegais.

A mesma associação já conseguiu arranjar famílias para cerca de 40 cães desde janeiro deste ano, entregues esterilizados com verbas angariadas através de madrinhas e padrinhos, campanhas digitais e eventos. “Temos a política de dar os cães para adoção esterilizados em quase todos os casos, para desta forma evitar que surjam ninhadas que depois ficam sujeitas ao abandono”.

Trabalha, também, em parceria com a Agere e com o pelouro do ambiente do Município de Braga. A associação considera que Braga é um exemplo nacional no que respeita a políticas animais “e a relação de proximidade com as associações está a ser fundamental para Braga evoluir”.

Eduarda Palmeira afirma que “Braga tem um CRO ótimo, uma veterinária sempre presente e disponível para ajudar, o CED com o vereador Altino Bessa está a correr bem, sempre que há uma dúvida ou algo a melhorar somos recebidos de imediato”.

A associação, que tem a seu cargo também o projeto Casa dos Gatos na cidade, com dois projetos já implementados, afirma que há apoio da câmara e da AGERE a 100% e é urgente esta cooperação e apoio financeiro ser replicado em todos os municípios.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista