Vila Verde

Caminhada noturna por Aboim da Nóbrega e Gondomar juntou pessoas dos 5 aos 80 anos

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

No passado dia 17 de agosto, dezenas de pessoas caminharam por terras de Aboim da Nóbrega e Gondomar, numa oportunidade única para apreciar a natureza no seu estado mais puro, descobrir algumas das tradições locais e visitar pontos de interesse histórico-cultural da freguesia.

Esta caminhada contou com participantes dos 5 aos 80 anos. Manuel Silva Ferreira foi o participante mais velho desta iniciativa. Com 80 e residente em Águas Santas, na Maia, decidiu participar na caminhada porque gosta de Aboim e de caminhar para “desentorpecer as pernas”. Além disso, Manuel Ferreira recomenda a todos os seniores que façam caminhadas, mas apenas depois de consultarem o médico.

Manuel Silva Ferreira tem 80 anos

A iniciativa arrancou ao pôr do sol e prolongou-se sob a luz da lua. O percurso incluiu também vários pontos de interesse histórico-cultural da freguesia (Castelo de Aboim da Nóbrega, Chão Grande, Valcião, Igreja de Aboim da Nóbrega e Fonte do Dente Santo).

A iniciativa permitiu aprender o processo de confeção do pão de milho caseiro e, no final, os participantes recuperaram energias com as tradicionais sopas de cavalo cansado.

O evento é organizado pelo Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega, pela Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA) e as Aldeias da Saudade. A iniciativa conta com a colaboração da União de Freguesias de Aboim da Nóbrega e Gondomar e integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

Fotos: Domingos Costa e Armando Carriça

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista