Ponte da Barca

Começa hoje a romaria mais genuína do Alto Minho em Ponte da Barca

Redação
Escrito por Redação

Inicia hoje, em Ponte da Barca, a Romaria de São Bartolomeu, considerada a festa mais genuína do Alto Minho.

Com uma programação heterogénea, o cartaz para os seis dias inclui celebrações religiosas, folclore, concertinas, cantares ao desafio, artesanato, a feira do linho, a feira das tasquinhas, e, como não podia deixar de ser, as tradicionais Rusgas Populares.

Destaca-se o habitual concurso de Melão Casca de Carvalho e festa de aniversário da Rádio Barca, no segundo dia. No dia 21, atuará no palco da Praça Terras de Nóbrega o consagrado artista José Cid e, no dia seguinte tem lugar a Corrida de Cavalos, uma tradição recuperada no ano de 2018. A Feira do Linho, o Concurso de Gado e o cortejo etnográfico, são outros dos momentos de destaque, do vasto programa.

O expoente máximo das festas é a noite de S. Bartolomeu, de 23 para 24 de agosto, onde se dão as tradicionais Rusgas Populares, uma tradição com mais de 100 anos, onde mais de 80 rusgas vindas de todo o país dançam e cantam à desgarrada pela noite fora. Nesta noite em que o “diabo anda à solta”, todos se unem para dançar, cantar e se divertir, mantendo a vila acordada até ao amanhecer. Em poucas festas do Minho se encontra uma mobilização tão ampla da sua comunidade na participação da festa.

O dia 24 de agosto é dedicado às festividades religiosas em honra de São Bartolomeu, onde tem destaque a solene Procissão, com a participação de todas as freguesias e seus santos mais representativos.

A Romaria de São Bartolomeu é uma festa popular de cunho religioso, que tem vindo a alargar a sua programação de forma a oferecer iniciativas mais atrativas, que cativem visitantes para o município, sem desvirtuar a tradição e carácter genuíno dos costumes minhotos.

CartazSBartolomeu2019_final4

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação

Deixar um comentário