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Alimentos com alto teor de açúcar, sal e gorduras banidos da publicidade para crianças

Agência Lusa
Escrito por Agência Lusa

É publicada hoje em Diário da República, num despacho que entra em vigor dentro de 60 dias, a tabela que define o perfil dos alimentos e bebidas com publicidade dirigida a menores de 16 anos.

O perfil nutricional surge no seguimento da lei aprovada em abril, destinada a restringir determinada publicidade dirigida a crianças. A lei então aprovada incumbia a DGS ) Direção Geral da Saúde de identificar os produtos alimentares com elevado valor energético, teor de sal, açúcar, ácidos gordos saturados e ácidos gordos ‘trans’.

Disse à Lusa a diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), Maria João Gregório, que “Provavelmente as categorias mais atingidas (pelas restrições) são também as que mais publicitam” ressalvando que se trata de uma medida apenas para restringir a publicidade alimentar dirigida a crianças.

 

Tabela rege-se pelas normas europeias e sugestões da Organização Mundial da Saúde

A Lusa demonstra através da tabela a que teve acesso, que esta foi construída tendo em conta as sugestões da Organização Mundial da Saúde (OMS), legislação europeia, investigação científica e a realidade nacional, disse a responsável.

Dentro de dois meses, produtos como chocolates ou barras energéticas podem ter a publicidade limitada se tiveram mais de 40 kcal (quilocalorias), ou mais de cinco gramas de açúcar ou 1,5 gramas de ácidos gordos saturados por cada 100 gramas.

“Estes são os valores-limite definidos para estas categorias, porém estes valores diferem entre as diferentes categorias de produtos alimentares”, alerta a DGS (Direção Geral da Saúde) num comunicado.

Da lista fazem parte muitos mais produtos além dos chocolates, bolos ou refrigerantes, néctares e sumos de fruta. Está também, por exemplo, o leite achocolatado ou aromatizado, a manteiga, os queijos e pão, os preparados de carne ou mesmo as conservas.

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