André Almeida Opinião

Opinião. Férias são para descansar! Mas também Reavaliar!

Redação
Escrito por Redação

Estamos em pleno mês de agosto, a época preferida dos portugueses (e não só) para as suas Férias. Pelo menos para a maioria das pessoas e empresas que preferem os tempos quentes de Julho e Agosto. Sendo instituídas como obrigatórias, servem para o restabelecimento de forças, descanso e equilíbrio físico e mental do trabalhador.

Sendo momentos de mais calma e sossego, são também o momento ideal para se fazer uma introspeção de “meio ano que já passou”, avaliar ritmos e comportamentos, performances e objetivos alcançados tanto a nível pessoal como profissional.

Quer no campo pessoal ou profissional podemos aproveitar este tempo para organizar as nossas estratégias de Marketing, para a “segunda temporada” do ano! Avaliar objetivos e metas cumpridos e que ainda faltam cumprir faz com que se possa refletir o momento, o que está bem e menos bem, e daí poder agir, atempadamente, implementando melhorias e estratégias que ajudem a alcançar os objetivos anuais pré definidos.

Deixo aqui algumas dicas, que servem tanto a nível pessoal como profissional para fazermos esse ponto de situação:

Avaliar – Deve-se avaliar que programas/ações/projetos estão em execução de forma a aferir se os objetivos estão a ser alcançados para cada um. Isto vai resultar em ações, como continuar, reforçar ou mesmo eliminar ações! Estabeleça os objetivos sempre com a máxima SMART (S – Específicos (Specific): os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa; M – Mensuráveis (Measurable): os objetivos devem ser definidos de forma a poderem ser medidos e analisados em termos de valor ou volume; A – Atingíveis (Attainable): a possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente; estes devem ser alcançáveis; R – Realistas (Realistic): os objetivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem; T – Temporizáveis (Time-bound): os objetivos devem ser definidos em termos de duração.

Planear – O planeamento é feito (normalmente) sempre no início do ano, no entanto com a volatilidade do mercado, as estratégias tendem a ser alteradas constantemente, o que leva a rever e fazer novo planeamento que vá de encontro com os objetivos definidos.

Calendarizar – Estar atento às datas é muito importante neste momento, porque o público-alvo está interessado em determinado tipo de momentos/eventos. Tendo isso em atenção, conseguem-se criar dinâmicas, presenças muito eficazes que impactam o público e reforçam a imagem de marca.

Se for o seu caso, desejo umas Excelentes Férias! Bom Descanso! 🙂

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação