Ambiente Destaque País

Amazónia está a arder, mas algumas imagens partilhadas são falsas

Foto de Loren McIntyre, que morreu em 2003.
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Por todo o mundo, e pela internet, as celebridades não ficam indiferentes ao incêndio na Amazónia, mas algumas destas imagens partilhadas são falsas.

Como foi o caso de Cristiano Ronaldo, Leonardo DiCaprio ou o Presidente francês Emmanuel Macron. Estas imagens partilhadas não mostram fogos atuais e muitas delas não são da Amazónia.

Há duas semanas, os fogos começaram na Amazónia e as imagens da tragédia multiplicaram-se nas redes sociais, bem como apelos e mensagens de solidariedade.

O Presidente francês Emmanuel Macron recorreu a uma imagem do fotógrafo da National Geographic Loren McIntyre, que morreu em 2003, para partilhar no Twitter e no Instagram uma mensagem acerca dos incêndios.

A mesma imagem foi usada por Leonardo DiCaprio e outras celebridades.

 

Já a cantora Madonna partilhou uma imagem de 1989 para retratar os fogos da Amazónia.

 

Também Cristiano Ronaldo partilhou uma fotografia falsa tirada por Lauro Alvez em 2013, que não se trata de um incêndio na Amazónia, mas sim de um fogo na Reserva Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul, em 2013.

Mas as imagens falsas não se ficam por aqui. Também a cantora Carolina Deslandes partilhou uma fotografia que mostra um macaco a chorar a morte do seu filho, que tem sido muito usada nas redes sociais como representação dos fogos na Amazónia.

Na fotografia é possível ver um macaco, supostamente, a chorar a morte do filho, que terá sido encarada como vítima dos incêndios que assolam a Amazónia.

 

View this post on Instagram

 

O pulmão do mundo a arder 😔 como é que é possível? Sem palavras

A post shared by Carolina (@carolinadeslandes) on

Porém, a foto foi tirada em 2017 na região de Jabalpur, no centro da Índia, e, ao contrário do que parece, a história por detrás da imagem não é trágica. A foto do fotógrafo Avinash Lodhi mostra um macaco adulto a segurar uma cria, depois de esta ter tropeçado e caído, mas logo após este momento bem registado na foto, a cria volta a andar.

O Bloco de Esquerda partilhou também uma fotografia falsa, mas entretanto assumiu o erro e apagou a imagem.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista