Destaque

Feira de Agricultura e Doçaria está a chegar a Cabanelas

Partilhe esta notícia!

Artesanato, produtos frescos do campo, recriações de práticas ancestrais, doçaria caseira, gastronomia regional, animais, vinho doce e fumeiro são apenas alguns dos atrativos da AgriDoce – XIII Feira de Agricultura e Doçaria. Uma demonstração do verdadeiro pulsar do mundo rural, que vai decorrer no Largo da Igreja de Cabanelas, de 30 de agosto a 1 de setembro.

A feira dá o mote para um programa diversificado que inclui ainda zumba, workshop de bonsais, passeio de motorizadas, insufláveis para os mais pequenos e diversos espetáculos de música ao vivo. Está tudo a postos para três dias de festa, convívio, cultura e tradição. A iniciativa, organizada pela freguesia de Cabanelas e pela paróquia local, insere-se na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

As portas abrem pelas 20h00 de sexta-feira, 30 de agosto. Uma hora mais tarde, a animação da música popular vai encher o recinto com o Encontro de Rusgas. Durante todo o fim de semana, nota de destaque também para ornamentação dos altares da igreja paroquial com arranjos de frutos e legumes, uma mostra de arte e criatividade em contexto rural.

Atividades para todos os gostos e feitios

No sábado, as atividades arrancam logo de manhã, às 10h00, com o workshop “Como fazer o próprio Bonsai”, e continuam ao final da tarde com a Mega Aula de Zumba, marcada para as 19h00. Pelas 21h00, o recinto vai recuar no tempo com a recriação fiel de uma desfolhada à moda antiga, como manda a boa tradição do Minho.

Segue-se o alegre e divertido espetáculo de música ao vivo dos Toka e Dança, que promete pôr o recinto a dançar. Depois, a animação estende-se pela noite dentro com um programa vocacionado para os mais jovens, já que haverá after-party com DJ e festa de espuma, a partir da meia-noite.

No domingo (1 de setembro), as atividades da XIII Feira de Agricultura e Doçaria começam bem cedo, com uma Eucaristia às 8h. O programa prossegue com um passeio de motorizadas de 50cc, com concentração a partir das 8h e arranque pelas 9h. Os participantes no passeio terão direito a reforço a meio da manhã e almoço.

A festa prolonga-se durante a tarde com o concerto do artista Tony Costa, agendado para as 14h. Segue-se uma das iniciativas mais emblemáticas do programa, o cortejo etnográfico. A partir das 15h, o público poderá reviver outros tempos assistindo à recriação de hábitos, costumes e profissões tradicionais de Cabanelas. A XIII Feira de Agricultura e Doçaria – Agridoce encerra com a alegria e animação do Encontro Folclore, que terá início às 17h.

Comentários

topo