Destaque Vila Verde

EPATV dá boas-vindas ao novo ano letivo com investimentos em novas infraestruturas

(c) EPATV
Redação
Escrito por Redação

“Formar cidadãos melhores, competentes e com valores, é a marca de água que distingue a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) e faz dela uma das mais prestigiadas de Portugal”, garantiu João Luís Nogueira aos 200 novos alunos.

O diretor geral da EPATV falava hoje, dia 10 de setembro, na sessão de abertura do novo ano letivo, na receção aos novos alunos, que foram saudados pela diretora pedagógica, Sandra Monteiro, e estavam acompanhados dos pais e professores.​

Sandra Monteiro revelou que a EPATV vai investir nas suas infraestruturas educativas — mobiliário e ferramentas pedagógicas — de forma a que estas permitam adotar “uma nova configuração dos espaços de aprendizagem de novos ambientes indutores de métodos ativos e de atividades experimentais”.​

O investimento ao nível dos espaços oficinais inclui uma cozinha Master Chef, equipada com 15 postos de trabalho, que permite “nova aprendizagem centrada no aluno, incorporando as melhores práticas e experiências e a crescente aproximação às necessidades e expetativas do mercado empresarial”.

João Luís Nogueira começou por pedir aos novos alunos: “tendes a responsabilidade de não desiludir os vossos pais, que escolheram esta escola para vos ajudar a ter mais competências e valores para o vosso futuro”.

Depois de dar os “parabéns aos pais pela aposta que estão a fazer na formação, educação e qualificação dos filhos”, João Luís Nogueira sustentou que esta “é a melhor herança que qualquer pai pode deixar aos filhos e os filhos devem sentir-se orgulhosos desta aposta tão grande no vosso futuro”.​

Ao lembrar que a EPATV foi a nona melhor entre 658 escolas, nos capítulos da conclusão escolar e empregabilidade, porque teve “excelentes alunos”, João Luís Nogueira salientou que “a escola não é nada sem os alunos. A escola sois vós”.

“Não há empresário que escolha um jovem, por muito competente que seja, se não for um bom cidadão”, prosseguiu João Luís Nogueira apelando aos novos alunos que participem na vida da Escola e dos seus projetos solidários, ambientais e sociais.

Isso passa também por “exigir da escola o que é melhor para vós, para criar comportamentos saudáveis, solidários e amigos do ambiente. Não tenham medo de falar, de participar e de questionar”.

As aulas começam amanhã para todos os 660 alunos que dão corpo e alma à Escola Profissional Amar Terra Verde no novo ano letivo.

Neste ano, a EPATV dá continuidade aos projetos ERASMUS+ que, no âmbito da medida KA1, possibilitam a mobilidade individual de 30 alunos, quatro ex-alunos/pós-graduados e doze Staff-pessoal docente e não docente. ​

Paralelamente, a Escola dá continuidade aos projetos Eco-Escolas, Clube Europeu, Grupo de Voluntariado, Super-escola Solidária EDP, entre outros.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação