Ambiente Braga Destaque Vila Verde

Projeto Mãos à Obra junta mais de 10 mil jovens para limpar o país de norte a sul

Foto: Mãos à Obra
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O projeto solidário “Mãos à Obra” pretende limpar Portugal no próximo dia 22 de setembro. A ideia foi pensada por uma jovem, Inês Durão, cujo objetivo passa por realizar uma limpeza geral do país ao mesmo tempo.

Está marcada para o dia 22, com início às 10h em vários pontos do país. Existirá um roteiro a seguir, criado pelo representante de cada zona e, no final da manhã e no final da tarde, será feita a separação do lixo.

Foi escolhido o dia 22 de setembro, uma vez que, até 15 de setembro, as Câmaras Municipais estão responsáveis pela limpeza das praias e ruas, sendo que é o limite da época balnear. Foi, então, decidido esperar para que não houvesse pessoas a limpar os locais, com o objetivo de recolher o máximo de lixo possível.

Amares, Aveiro, Barcelos, Braga, Bragança, Carcavelos, Chaves, Esposende, Estremoz, Famalicão, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Lourinhã, Malveira, Monção, Montemor-o-Novo, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Peniche, Póvoa de Lanhoso, Santarém, São Miguel, Seixal, Torres Vedras, Valença, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Viçosa são os locais já confirmados.

Inês Durão é uma designer gráfica de 19 anos que quer mudar o mundo e está por detrás do projeto “Mãos à Obra”. Esta iniciativa solidária pretende limpar o país de norte a sul e surgiu após Inês ter visto uma notícia de que tinham sido plantadas 350 milhões de árvores na Etiópia, com o objetivo de lutar contra os efeitos das alterações climáticas e desflorestação. “Se num país com tão poucos recursos se consegue uma coisa destas, porque é que em Portugal não se faz nada semelhante?”

Em Portugal já estão criados mais de 100 grupos. O Instagram dedicado ao projeto em Braga conta já com mais de mil seguidores.

Amigos da Montanha juntam-se ao projeto “Mãos à Obra”

A esta ação juntaram-se os Amigos da Montanha. Em Barcelos, os Amigos da Montanha vão estar presentes na limpeza do Monte da Franqueira, uma área que já foi alvo de ações dos Amigos da Montanha por diversas vezes e que este ano tinha nova iniciativa prevista.

Com o movimento Mãos à Obra, os Amigos da Montanha juntam esforços e concretizam a iniciativa de limpeza já prevista.

O ponto de encontro para a limpeza, em Barcelos, será na Igreja de Nossa Senhora da Franqueira às 9h30. A atividade tem final previsto para as 13h00.

Às pessoas que se inscreverem na sede dos Amigos da Montanha será disponibilizado transporte desde Barcelinhos.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista

Deixar um comentário