Braga

800 Bombeiros vão subir o Bom Jesus de Braga este fim de semana

Partilhe esta notícia!

Faltam apenas 2 dias para uma das maiores provas mundiais de Bombeiros, que se realiza no Bom Jesus de Braga.

A prova “Bombeiro de Elite”, organizada pela Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais e com o apoio da ADN Eventos Desportivos, Câmara Municipal de Braga, vai decorrer durante a manhã do dia 28 de setembro, sábado.

O evento tem início às 8 horas com a concentração de bombeiros e início da prova às 9 horas, no Bom Jesus do Monte.

Cerca de 800 bombeiros de 136 Corpos de Bombeiros de 11 nacionalidades (Portugal, Espanha, França, Croácia, Polónia, Luxemburgo, Ucrânia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha, Inglaterra) entre os quais mais de 100 mulheres bombeiras a competir.

Esta prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contrarrelógio e equipados com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro (Casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e Aparelho Respiratório circuito aberto “ARICA”), no menor tempo possível, com a distância de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, num espaço de beleza única e que é Património Mundial pela Unesco.

A prova realizou-se pela primeira vez em 2017, “na altura com mais 100 participantes, do qual foi batido a nível nacional o número de atletas, um número que quadruplicou em 2018 e que este ano atinge um número recorde de 800 participantes, um sinal de que esta prova veio para ficar, sendo neste momento uma das maiores provas do Mundo, o que nos deixa obviamente muito satisfeitos com esta grande adesão de bombeiros “.

“O prestígio e a dimensão internacional que esta prova alcançou também contribuíram em muito para a promoção e para a classificação do Bom Jesus de Braga como património Mundial da Unesco”, referiu a organização em comunicado.

“Esta prova é um exercício de superação para os bombeiros portugueses, mas também aos bombeiros europeus que vão testar os seus limites e uma forma de demonstrar a forma como eles se preparam para a sua missão ao disputar esta difícil prova”.

A prova Bombeiro de Elite promove a “promoção turística e na dinamização da economia local ao atrair para a cidade de braga um tão elevado número de participantes”.

Em Portugal existem 4 provas de bombeiros entre as quais o Bombeiro de Ferro, no Porto, Firefighter Tower Run, em Vila Nova de Gaia, a prova Super Bombeiro, em Lisboa e o Bombeiro de Elite, em Braga.

Este evento é organizado pela (A.N.B.P.) Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, juntamente com ADN Eventos Desportivos com o total apoio do Município de Braga.

Comentários

topo