Destaque

Num dos maiores lares de Cascais há idosos amontoados no chão. “Tiram-lhes os dentes que é para não darem despesa”

Partilhe esta notícia!

A reportagem de investigação é da TVI, e dá conta de um lar em Cascais que é “um autêntico depósito de velhos: mulheres e homens, misturados e amontoados no mesmo quarto, muitos a dormir no chão.”

© TVI

A equipa de investigação da TVI com coordenação de Ana Leal, filmou tudo durante várias semanas e em dias aleatórios.

O resultado impressiona qualquer um: idosos a viver em condições sub-humanas, amontoados em quartos, a dormir no chão, amarrados às camas, com feridas expostas e chegam mesmo a “retirar todas as dentaduras”. Patrícia Manzarra, filha de uma utente do lar, adianta à TVI que “ao fim de uns dias de a minha mãe lá estar, a dentadura da minha mãe desapareceu. Depois comecei a perceber que ninguém tinha dentaduras. Desapareceu de toda a gente. (…) Elas tiram-lhes as dentaduras para elas não comerem, porque o Alzheimer dá fome, e então ao tirarem-lhes os dentes elas não têm como comer, que é para não darem despesa. Quanto mais comem mais despesa lhes dão.”

Mafalda Monteiro, proprietária do lar, negou todas as acusações.

Mafalda Monteiro, proprietária do lar © TVI

Veja aqui a reportagem completa: https://tvi24.iol.pt/sociedade/reportagem/ana-leal-num-dos-melhores-lares-de-cascais-ha-idosos-amontados-a-dormirem-no-chao

Comentários

topo