Opinião Rui Pinheiro

Opinião. Responsabilidade Social Corporativa

Redação
Escrito por Redação

A semana passada tive a oportunidade de participar num conjunto de reuniões na cidade de Milão, Itália, para debater acerca da temática da responsabilidade social corporativa. Este é um tema que tem vindo a ganhar algum mediatismo e a verdade é que existem empresas que são verdadeiros estudos de caso, trabalhando áreas que vão desde a promoção do bem-estar dos colaboradores, o ambiente ou até a solidariedade social.

Há quase duas décadas atrás a Apple resolveu anular a utilização de substâncias perigosas (como o mercúrio) do processo de fabrico dos seus produtos, para além de outras iniciativas, reduziu bastante o tamanho das embalagens dos produtos, apostou fortemente na reciclagem dos mesmos e equipou as unidades de produção com fontes de energia renováveis. Em Portugal temos muitos e excelentes casos, a Autoeuropa por exemplo, apoia o projeto “Humanitária Solidária” para promover o ensino da música junto de alunos com carências e oferece kits com material escolar para os filhos de colaboradores. A SONAE promove inúmeras iniciativas, como por exemplo o projeto Missão Sorriso que já contribuiu para doar mais de 7,5M€ em produtos a quase 1000 instituições sociais e de apoio a animais. A um nível mais local, o grupo Bernardo da Costa, que criou em 2017 o Departamento da Felicidade, pioneiro em Portugal, que tem como único objetivo promover a felicidade das pessoas que trabalham na empresa e dinamiza várias ações de voluntariado e iniciativas de cariz social.

É sabido que a responsabilidade social corporativa pode trazer benefícios fiscais às empresas, mas mais importante ainda, é fazer com que estas iniciativas não sirvam apenas para promover e atrair atenção para os produtos que as empresas desenvolvem. É fundamental trabalhar para que a responsabilidade social corporativa consiga realmente contribuir para melhorar e impactar a vida das pessoas, agora. Como proferiu Anne Frank, How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação

Deixar um comentário