Braga

125 anos da Fábrica Confiança celebrados amanhã com diversas atividades. Conheça o programa

Partilhe esta notícia!

As comemorações dos 125 anos do histórico edifício Saboaria e Perfumaria Confiança, em Braga decorrem a 12 de Outubro. Amanhã, a partir das 16h30, haverá vários momentos de música, conversas, uma exposição e actividades para crianças em frente à Confiança, na rua de Santa Cruz.

A antiga fábrica, que foi expropriada pela Câmara Municipal de Braga em 2011, para a transformar num espaço cultural e cívico aberto aos cidadãos, continua vazia e sem qualquer uso. É precisamente para reivindicar a abertura do edifício a todos os cidadãos que as 21 associações que integram a Plataforma Salvar a Fábrica Confiança, músicos, investigadores e ex-trabalhadores se juntaram numa celebração de acesso gratuito.

A programação divide-se em vários eixos. Na música, a festa conta com a participação de Adelino Arantes (16h30), Toni Simões (18h40) e do grupo bracarense de reggae Shaka, que encerrará as comemorações às 19h20.

Na vertente histórica, está programada uma visita guiada ao edifício (16h50), conduzida por Nuno Coelho, autor de uma tese de doutoramento que tem por base a Fábrica Confiança, e por Luís Tarroso Gomes, membro da Plataforma Salvar a Fábrica Confiança. A Câmara de Braga ainda respondeu, até esta quinta-feira, ao pedido de acesso ao edifício municipal, seguindo um percurso seguro. Às 17h15 haverá uma conversa com Nuno Coelho em torno da questão “Por que é tão importante conhecer a História da Confiança?” A seguir haverá uma intervenção dos descendentes dos fundadores da fábrica.

Os ex-trabalhadores da Confiança estão convocados também para participar. Às 18h arranca uma conversa com antigos trabalhadores da Confiança, que será conduzida por Luís António Santos. Ao longo da tarde serão recolhidos, em vídeo, depoimentos de ex-trabalhadores. Às 19h será a vez do bolo do 125º aniversário.

Entre as 16h30 e as 20h irão decorrer também duas actividades para crianças na rua de Santa Cruz: “Posso pintar um bocadinho da Confiança?” e “Frascos, tecidos e tintas: vida nova para coisas velhas”, que serão oportunidades para que os mais novos fiquem a conhecer a importância do edifício e que descubram novos usos a dar às embalagens. Serão também recolhidas propostas para o futuro da Confiança. Estará também patente uma exposição sobre o projecto Confiança – Centro Cultural e Cívico, que permitirá abrir o edifício ao público sem encargos para a autarquia.

A história do último exemplar bracarense da industrialização do séc. XIX

A Saboaria e Perfumaria Confiança foi fundada na cidade de Braga, em 12 de Outubro de 1894, pela empresa Afonso & Almeida. Especializada no fabrico de sabão offenbach, a Confiança apresentava, cerca de 1930, uma grande variedade de produtos de cosmética e cerca de 150 marcas diferentes de sabonetes.

A fábrica funcionou entre 1894 e 2005 na Rua Nova de Santa Cruz. Nos seus primeiros anos laborava numa oficina térrea que foi sofrendo sucessivos acrescentos. No início da década de 20 do século XX foi projectada a construção de um novo edifício que veio tomar o lugar de todos os prédios que a empresa possuía naquele local. O projecto, de autoria de José da Costa Villaça, possibilitou a construção de um edifício cuja fachada seria construída virada a sul num comprimento superior a 70 metros. Este edifício, ainda existente, é popularmente designado por Fábrica Confiança. É o único edifício que denota o processo de industrialização da cidade de Braga dos finais do século XIX e inícios do século XX que ainda se mantém de pé.

(c) Confiança

Programa completo

16h30 abertura
MÚSICA Adelino Arantes

16h50
VISITA GUIADA

17h15
CONVERSA Nuno Coelho – Por que é tão importante conhecer a História da Confiança?

17h45
INTERVENÇÃO Descendentes dos fundadores da fábrica

18h
CONVERSA com antigos trabalhadores da Confiança – entrevistas conduzidas por Luís António Santos

18h40
MÚSICA Toni Simões

19h
Bolo do 125º Aniversário

19h20 encerramento
MÚSICA Shaka

Das 16h30 às 20h (em simultâneo)
.CORDAS COM IDEIAS – propostas para o futuro da Confiança
.GRAVAR A HISTÓRIA – recolha de depoimentos de ex-trabalhadores da Confiança
.EXPOSIÇÃO CONFIANÇA CCC – uma proposta para resolver o impasse
.ATIVIDADES PARA CRIANÇAS – Posso pintar um bocadinho da Confianças + Frascos, tecidos e tintas: vida nova para coisas velhas

Comentários

topo