Educação

Agrupamento de Escola de Vila Verde promove sucesso educativo

No âmbito do Plano Inovador e Integrador de Combate ao Insucesso Escolar, o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, conta com o trabalho da Equipa de Promoção de Sucesso Educativo promovida pela parceria da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, da Câmara Municipal de Vila Verde e da Comunidade Intermunicipal do Cávado.

Esta equipa, em concertação com a  Direção Escolar e o Serviço de Psicologia e Orientação deste agrupamento desenvolve a sua intervenção no 1º, 2º e 3º ciclos escolares, através do acompanhamento individual de alunos e da execução de um conjunto de programas e ações em turmas com vista à promoção do sucesso escolar.

Assim, ao longo do 1º período, serão diversas as ações programadas para apoiar a comunidade com vista à promoção de competências essenciais para um bom ano escolar. No 1º ciclo em várias turmas de diferentes anos escolares serão concretizadas as seguintes: programa de promoção de comportamento auto regulado, programa de promoção de competências sociais, programa de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e habilitação neuropsicológica. Quanto ao 2º e 3º ciclos será realizada a 2º edição de formação da Oficina de Mediadores, dando-se continuidade à criação desta estrutura na Escola Básica de Vila Verde, prevendo-se a realização da 1º edição desta na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo e ainda será realizado, em todas as turmas do 7º ano uma sessão de sensibilização intitulada “Quem se Importa?” com enfoque na promoção da empatia no contexto escolar.

Outras iniciativas estão programadas para o 2º e 3º período letivo, de forma a incidir no reforço de áreas que o agrupamento entende necessárias.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo