Cultura

Escariz São Mamede recebe a 10ª edição dos ‘Sabores da Terra – Gastronomia Local’,

Escariz S. Mamede prepara-se para a 10ª edição da iniciativa ‘Sabores da Terra – Gastronomia Local’, que vai decorrer durante o próximo fim de semana, 19 e 20 de outubro. Dois dias de animação, convívio e diversão para encher de vida o largo da Igreja. “A magnífica decoração da igreja com produtos do campo” e a “genuína gastronomia regional” são os grandes atrativos do evento, afirma o presidente da União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho, Adelino Machado.

De salientar a forte presença da música popular, com espetáculos de folclore, desgarradas e o Grande Encontro de Tocadores de Concertina, em mais uma iniciativa inserida Na Rota das Colheitas. O público poderá também apreciar os saberes e sabores locais na Feira das Colheitas, onde pontuam os produtos agrícolas e o artesanato.

 

Dois dias de festa

As celebrações começam às 15h de sábado. A igreja da freguesia abre portas para o público se poder encantar com os altares ornamentados com produtos das colheitas, numa mostra da arte, engenho e criatividade da população local. A partir da mesma hora, os visitantes poderão deliciar-se na Tasquinha com Petiscos Regionais. Pataniscas, broa, bolo e doces caseiros, pica-no-chão, caldo verde, rojões e vinho novo.

Pelas 21h00 entram os Grupo Folclórico das Lavradeiras de Escariz S. Mamede e o Rancho Folclórico de Prado S. Miguel. O primeiro dia encerra com uma dupla de cantadores à desgarrada.

 

Música, gastronomia e produtos agrícolas

 

O segundo dia da festa arranca bem cedo. Logo pelas 9h de domingo, haverá uma Eucaristia. Pelas 10h, começa a Feira das Colheitas, onde o público terá ao dispor uma vasta e variada montra local de produtos agrícolas e artesanais que ‘transpiram’ a identidade de Escariz S. Mamede. Pela mesma hora, voltará a abrir a Tasquinha com Petiscos Regionais, onde as iguarias locais estarão ao dispor do público e prometem um festim para o palato. As festividades encerram com o Grande Encontro de Tocadores de Concertina, que arranca por volta das 14h30 e se prolonga pela tarde fora. Este ano, o encontro conta com mais de 20 grupos de variados locais, incluindo um grupo de tocadores da Lousã (Coimbra).

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo