Cultura

4ª Iniciativa – ‘Tradições dos Nossos Avós’ – destaca a tecelagem em Cervães

Partilhe esta notícia!

Cervães prepara-se para receber a quarta edição da iniciativa ‘Tradições dos Nossos Avós’. Este ano, o maior destaque vai para a cultura da tecelagem, do antigo até ao moderno, com exposições, atividades lúdico-pedagógicas e partilha de conhecimento entre diferentes gerações. À semelhança dos anos anteriores, mantém um momento dedicado ao ciclo do pão de milho. O evento vai decorrer de 26 a 28 de outubro, no Centro Social e Paroquial de Cervães.

O arranque está marcado para as 20h30 de sábado, 26 de outubro, com a abertura da exposição sobre a tecelagem em Cervães, que terá três espaços. O primeiro dedicado à tecelagem antiga com as alfaias de outros tempos, o segundo referente à tecelagem moderna e o terceiro com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do Centro Escolar de Cervães. A abertura vai incluir um momento musical para animar a festa com os cantares da tecelagem. A exposição estará aberta ao público também durante os restantes dias, a partir das 10h.

O segundo dia inclui um momento dedicado ciclo do pão de milho, pelas 15h. Da preparação até à cozedura em forno de lenha, as broas serão confecionadas totalmente à moda antiga. No final, tempo para a degustação desta iguaria tradicional. Para além disso, o público poderá ainda saborear as sopas de cavalo de cansado. A iniciativa encerra na segunda-feira, 28 de outubro, dia de visita guiada dos alunos do Centro Escolar e dos idosos do Centro Social e Paroquial de Cervães. Uma atividade que irá promover a troca de conhecimento entre gerações e a transmissão da cultura tradicional para os mais novos.

 

(c) DR

Comentários

topo