Destaque Guimarães Região

Porto e Guimarães recebem o Fórum do Ambiente do EUROCITIES em 2020

(c) DR
Redação
Escrito por Redação

As duas cidades garantiram esta sexta-feira a organização do evento, numa inovadora organização conjunta, feito inédito até aos dias de hoje.

Foi anunciada esta sexta-feira, em Oslo, para 18, 19 e 20 de março de 2020, a reunião anual do Fórum do Ambiente do EUROCITIES que decorrerá no Porto e em Guimarães. As duas cidades garantiram hoje a organização do evento, numa inovadora organização conjunta entre as duas cidades, feito inédito até aos dias de hoje.

O Fórum do Ambiente tem-se debruçado sobre importantes tópicos nas áreas dos espaços verdes e biodiversidade, energia, alterações climáticas, transição energética, água, gestão de resíduos e ruído, sendo a plataforma de desenvolvimento de políticas públicas entre diversas cidades da Europa nesta matéria.

A conferência terá o foco no tema das “cidades inspiradas pela natureza”, sendo a oportunidade ideal para evidenciar junto dos parceiros europeus o trabalho desenvolvido pelo Porto e Guimarães nestas matérias.
Para Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, a escolha desta candidatura “é um reconhecimento do trabalho que o Porto tem vindo a fazer na área do ambiente. Os compromissos com a descarbonização, os investimentos municipais e as políticas desenvolvidas evidenciam liderança neste tópico e pretendem inspirar outras cidades europeias”. Destaca ainda “a oportunidade de colaboração de duas cidades muito próximas, o que também representa bem o espírito da rede EUROCITIES”.

Nas palavras de Sofia Ferreira, Vereadora com o Pelouro do Ambiente e Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, “a realização deste fórum no Porto e em Guimarães demonstra o compromisso das cidades relativamente aos desafios do futuro relacionados com a pressão que se está a exercer sobre os ecossistemas”.
De recordar que o Porto preside atualmente ao Fórum do Ambiente e é membro da rede EUROCITIES desde 1990, tendo acolhido, entre outras, em 2003 a Assembleia Geral Anual, no final de 2014 a reunião do Grupo de Trabalho de Assuntos Sociais e em 2015 a reunião do Fórum do Ambiente.
Guimarães juntou-se à rede em 2015, tendo desenvolvido desde então um trabalho ativo no âmbito do Fórum do Ambiente.

A rede de cidades EUROCITIES foi fundada em 1986 e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias e integra atualmente 140 cidades-membro e 45 cidades parceiras, de mais de 30 países.

Partilhe esta notícia!

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação