Amares

Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro propõe a geminação de Caldelas e Berán (Espanha)

A Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro propõe a geminação de Santiago de Caldelas (Amares) e Berán (Leiro, Espanha), assente no facto de ambas as freguesias possuírem termas e estarem no caminho da Geira, que liga Braga a Santiago de Compostela.

No sentido de promover e garantir a passagem oficial do itinerário por Berán, a associação divulgou este domingo, 27, um comunicado em que “pede um compromisso firme da Entidade Local Menor de Berán (equivalente a junta de freguesia) e peça uma reunião ao presidente do município de Leiró, Francisco José Fernandez, para discutir e analisar as distintas propostas e alternativas apresentadas” sobre o traçado do caminho da Geira na região.

Como forma de complementar o itinerário (certificado para emissão da Compostela com o nome Caminho da Geira e dos Arrieiros), a Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, presidida por Abdón Fernández, propõe a geminação de Santiago de Caldelas e Berán, para “estabelecerem parcerias socioeconómicas e culturais de interesse comum”, explica o comunicado.

Este objetivo assenta no facto de ambas as freguesias possuírem termas, um elemento característico do caminho da Geira, que liga Braga a Santiago de Compostela, na distância de 240 quilómetros, passando pelas duas localidades.

Neste contexto, destaca Abdón Fernández, “Berán tem a oportunidade de promover as suas termas, paradas mais de uma década, e o facto de estar estrategicamente colocada num ponto intermédio do caminho, a 100 quilómetros de Santiago de Compostela, distância mínima para obter a Compostela. Ou seja, é uma localidade ideal para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico vital para combater o despovoamento da região”.

Sobre a intenção de geminação, o comunicado refere que, num primeiro contacto com o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, José Manuel Almeida, este autarca salientou que “um eventual processo de geminação não dependia dele, mas exclusivamente dos órgãos eleitos da freguesia”, mas “mostrou-se interessado em fazer uma visita à localidade de Berán” para conhecer a freguesia e o município de Leiro.

O traçado do caminho da Geira, como foi apresentado em 2017, em Braga, pela Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, prevê a passagem por Caldelas e Berán. O mesmo sucede com a proposta da outra associação privada envolvida neste projeto, a Codeseda Viva, que foi certificada para efeitos de emissão da Compostela pela Igreja de Santiago de Compostela.

 

 

 

(c) DR

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo