Destaque Vila Verde

Vila Verde. Centro de Dia para pessoas com Alzheimer abre portas já em janeiro

A Casa da Alegria, Lar e Centro de Dia para Pessoas com Alzheimer e outras demências, poderá abrir portas já em janeiro do próximo ano, revela o Centro Social do Vale do Homem (CSVH ) ao Semanário V.

A nova valência do CSVH conta com quartos sensoriais, sala de estimulação, sala de musicoterapia, dançoterapia e Jardim Terapêutico e Sensorial com circuito de manutenção e memória. Contará ainda, com uma equipa multidisciplinar, de forma a prestar um serviço individualizado e diferenciador às pessoas que padeçam desta doença.

Investimento privado de 2 milhões de euros

A Casa da Alegria é um investimento privado, do Centro Social Vale do Homem, de cerca de 2 milhões de euros. O terreno de implementação foi doado pelo Município de Vila Verde.

Em declarações ao Semanário V, Andreia Costa, diretora técnica do CSVH, diz que esta nova valência “terá capacidade para 50 utentes, 31 em Lar/Estrutura Residencial para Idosos e 19 em Centro de Dia para pessoas com demência.”

A diretora explica ainda que “face à realidade crescente de casos de demências, a Casa da Alegria pretende ser uma instituição vocacionada para o efeito, adaptada e com um conjunto de serviços individualizados, no qual pretendemos incluir estratégias farmacológicas e não-farmacológicas. ”

Projeto premiado

O projeto foi já premiado, na edição BPI/La Caixa Sénior para a instalação de salas como a cromoterapia, musicoterapia, aromaterapia e novas tecnologias.

De forma, a preparar a abertura da Casa da Alegria o CSVH está a investir em formação dos seus técnicos junto do Centro de Referencia Estatal de Atención a Personas con Enfermedad de Alzheimer de Salamanca e da Associação Alzheimer Portugal.

A vereadora da Ação Social do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, já visitou a obra revelando ser “um projeto arrojado e necessário para a região”. Júlia Fernandes reuniu com a direção do CSVH e diretoras técnicas, no sentido, de avaliar o trabalho desenvolvido e projetar futuras respostas sociais a implementar no concelho de Vila Verde.

Comentários

Acerca do autor

Paulo Moreira Mesquita

Paulo Moreira Mesquita

Diretor Semanário V

Deixar um comentário