Destaque Guimarães

Guimarães promove ações para uso da bicicleta nas escolas, empresas e freguesias

(c) CMG
Redação
Escrito por Redação

A Câmara Municipal de Guimarães está a desenvolver um conjunto ações no âmbito do programa “EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável” com o objetivo de fomentar a utilização da bicicleta enquanto modo de transporte. Entre os meses de outubro e novembro, são dezenas de ações em curso para a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável pela utilização da bicicleta, formando e capacitando a comunidade para o uso da mesma, de forma segura e responsável, promovendo rotinas para a sua utilização de forma regular e motivando para o uso das infraestruturas cicláveis do concelho.

As iniciativas passam pelas freguesias do concelho, nomeadamente escolas e empresas, enquadradas nas três medidas estabelecidas: “A Bicicleta na Escola”, “Capacitar multigeracionalmente para a mobilidade ciclável” e “Partilha de bicicletas elétricas no âmbito dos serviços do Município”. No âmbito da formação ciclável nas escolas, já decorreram campanhas de sensibilização e formação, complementando os conteúdos teóricos com a prática, além de oficinas de regras e orientações de bom comportamento ciclável.

A vereadora responsável pelo pelouro do Ambiente no Município de Guimarães, Sofia Ferreira, realçou que “o objetivo principal passa por promover boas práticas de mobilidade sustentável e a formação de novos utilizadores sensibilizando-os para a importância dos modos suaves nos movimentos pendulares”. A vereadora defende a importância de “fomentar a criação de rotinas para o posicionamento da bicicleta como meio de transporte, desmitificando a cultura da bicicleta apenas como instrumento de lazer”.

(c) CMG

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação

Deixar um comentário